Astara celebra melhor ano de sempre com lançamento de uma nova marca

7 meses atrás 80

No ano em que celebra 25 anos de operação em Portugal, a Astara acaba de anunciar o lançamento de uma nova marca, a KGM.

A Astara, que este ano celebra 25 anos de presença em Portugal, teve em 2023 o seu melhor ano de sempre no nosso país. Entre veículos novos e usados, o volume de vendas da Astara no mercado português ascendeu a 13 152 unidades em 2023.

A Astara Portugal, que acaba de estrear novas instalações em Lisboa, não quer ficar por aqui e traçou uma meta ainda mais ambiciosa para 2024: ultrapassar a barreira das 17 000 unidades. Para isso vai continuar a alargar o seu portefólio, com a chegada de uma nova marca, a KGM.

Decorridos 25 anos sobre o arranque das operações, estamos certos de ter deixado já uma marca muito relevante na atividade de distribuição automóvel em Portugal.

Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara Portugal

“Queremos levar ainda mais longe o nosso profundo compromisso com a inovação, fruto do momento especialmente entusiasmante em todas as nossas marcas”, reforçou o gestor da operação portuguesa da Astara.

Francisco_GeraldesFrancisco Geraldes, diretor-geral da Astara Portugal

Kia teve o melhor ano de sempre

A Kia, a marca com maior volume de vendas dentro do universo da Astara Portugal, ultrapassou pela primeira vez a barreira das 7000 unidades vendidas, número que fez de 2023 o melhor ano da marca sul-coreana no nosso país.

Esta performance valeu-lhe a entrada no Top 5 das marcas com mais vendas a clientes particulares, fruto do bom desempenho de modelos como o Stonic, o XCeed e o Sportage, que testámos recentemente:

Contudo, importa destacar também a gama 100% elétrica da marca, com o EV6 logo à cabeça e com o recém-chegado EV9, uma dupla que abre boas perspetivas para 2024, onde a Astara quer atingir a marca das 8000 unidades, um número que, a acontecer, será histórico para a Kia.

Um ano de mudança para a Mitsubishi

O ano de 2023 também foi marcante para a Mitsubishi, que reentrou em força no mercado europeu, com uma aposta nos segmentos B e B-SUV, com o Colt e o ASX, ambos fruto de um exercício de badge engineering.

A gama da marca japonesa na Europa vai ser enriquecida ainda este ano com a nova geração do Outlander PHEV, um dos modelos de maior sucesso na história da Mitsubishi no velho continente.

Também a FUSO teve um ano muito positivo em 2023, com 871 unidades vendidas, reforçando a sua posição sólida no segmento dos camiões ligeiros.

Já a Isuzu acabou o ano de 2023 com 1068 exemplares comercializados, muito por culpa do bom rendimento da pick-up D-MAX, que alcançou o melhor ano de sempre na Europa.

LEIAM TAMBÉM: Testámos a Isuzu D-Max. Pode uma pick-up ser “pau para toda a obra”?

Por fim, a Maxus, uma das marcas chinesas mais recentes a chegar ao mercado, destaca-se por oferecer uma gama completa de veículos elétricos para o segmento profissional.

Destaca-se ainda por ter a primeira pick-up 100% elétrica do mercado, a T90, que confirmou uma entrada positiva no mercado nacional, alcançando as 187 unidades vendidas.

Maxus T90 3/4 de frente sob um viaduto© Maxus Maxus T90

Nova marca a caminho

A grande novidade da Astara Portugal para 2024 será o lançamento de uma nova marca no mercado português, a KGM, de origem sul-coreana. Recentemente, a Ssangyong foi renomeada KGM, e é sob essa nova designação que vai chegar ao mercado português, já no próximo mês de junho.

Presente atualmente em todos os continentes (em 2023 a KGM Global vendeu 112 400 veículos em todo o mundo), a KGM vai apresentar-se em Portugal com cinco modelos: Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Rexton (D-SUV), Musso (pick-up) e Torres, que é a mais recente novidade da marca.

KGM Torres© KGM KGM Torres

O Torres vai-se posicionar entre os segmentos C-SUV e D-SUV (tem 4,70 m de comprimento) e estará disponível com duas motorizações: uma a combustão e outra 100% elétrica, designada EVX.

A primeira, é animada por um bloco a gasolina de quatro cilindros, com 1,5 l de capacidade, que entrega 163 cv de potência e 280 Nm de binário máximo. A segunda, EVX, recorre a um motor elétrico com 150 kW (204 cv), alimentado por uma bateria com 73,4 kWh de capacidade, para uma autonomia de até 500 km.

No ano de lançamento em Portugal, a expectativa da Astara para a KGM é vender aproximadamente 800 unidades.

Ler artigo completo