Atenção, Açores: Estado do mar agrava-se até início da tarde de 4.ª-feira

9 meses atrás 70

É esperado um "agravamento considerável" das condições meteorológicas e de agitação marítima nos Açores entre esta segunda-feira e a próxima quarta-feira, alerta a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa.

A previsão do vento e do estado do mar deixa sob aviso, até as 12h00 de dia 10 de janeiro, o arquipélago dos Açores.

"A agitação marítima será caraterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com altura significativa que poderá atingir os sete metros, podendo a altura máxima atingir aproximadamente 13 metros", refere a AMN em comunicado, destacando ainda que as rajadas de vento podem ser superiores a 120 quilómetros por hora.

É, por isso, recomendado à população que mantenha "um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras" com "cuidados redobrados".

Neste sentido, a AMN e a Marinha Portuguesa listaram alguns conselhos para evitar consequências mais graves na sequência do agravamento do estado do tempo.

Entre os quais, deve-se evitar "passeios junto ao mar e junto à orla costeira, nas arribas e nas praias", assim como a "prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima".

"Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", refere, por fim, a nota.

Leia Também: Flores e Corvo com aviso amarelo por chuva, vento e agitação marítima

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo