Atividade aeroportuária: Europa supera média global no verão

1 hora atrás 12

Durante o verão de 2024, os aeroportos europeus operaram com uma atividade muito maior em comparação com o mesmo período do ano anterior, colocando o continente acima da concorrência global.

Durante o verão de 2024, os aeroportos europeus operaram com uma atividade muito maior em comparação com o mesmo período do ano anterior e acima da média global. É a conclusão que emerge da análise dos dados relativos às horas médias diárias de atividade dos veículos de serviço aeroportuário (GSE, Ground Support Equipment) realizada pelo Observatório Targa Telematics, um dos principais players globais para mobilidade conectada.

O total de 3,5 milhões de ativos conectados geridos pela empresa de TI inclui a parcela de veículos de serviço (como unidades de alimentação em terra para aeronaves – Ground Power Unit, autocarros de passageiros, carrinhos de bagagem, veículos de carga/descarga e veículos de reboque, entre outros) que operam dentro das áreas do aeroporto.

Especificamente, se considerarmos os dois meses que mais caracterizam as férias de verão – julho e agosto de 2024 – a Europa registou um aumento   significativo na sua atividade aeroportuária, na ordem de +5% face a julho de 2023 e +4% face a agosto de 2023, respetivamente.

Em termos globais registou-se +2,8% em julho de 2024 do que no período homólogo de 2023. Por sua vez, em agosto deste ano a situação manteve-se praticamente  inalterada em relação ao ano anterior.

Por sua vez, numa análise ao segundo semestre do ano e segundo o INE – Instituto Nacional de Estatística, o movimento aeroportuário português registou valores máximos, tendo superado os dados do mesmo período de 2023: 6,7 milhões de passageiros e 20,3 mil toneladas de carga e correio, o correspondente a variações de +5,6% de passageiros e +13,4% de toneladas de carga e correio. Números que elevam igualmente a atividade dos ativos que operam nos aeroportos nacionais, sejam reboques ou outros veículos.

E o importante papel da atividade aeroportuária na dinamização económica europeia e no desenvolvimento de cidades cada vez mais digitais e sustentáveis levou a Targa Telematics a tornar-se, recentemente, membro da Aviation Services Association (ASA).

A Targa Telematics é um dos principais players globais na área de IoT e no desenvolvimento de soluções e plataformas digitais para a mobilidade conectada.

Com mais de 20 anos de experiência em veículos conectados fornece soluções tecnológicas em telemática, mobilidade inteligente e plataformas IoT digitais para operadores de mobilidade. A empresa dirige-se a locatários de curto e longo prazo, grandes financeiras e grandes frotas com uma gama de serviços desde telemática de seguros até gestão de ativos e de frotas, diagnóstico remoto e telemetria para veículos, veículos profissionais e de estaleiro de obras, e ainda gestão de veículos de serviço aeroportuário.

Ler artigo completo