Banco Montepio com lucros de 32,1 milhões no trimestre a caírem 9,1%

5 meses atrás 80

A margem financeira cresceu num ano 9,9% para 99,2 milhões de euros.

O Banco Montepio fechou o primeiro trimestre de 2024 com um resultado líquido consolidado de 32,1 milhões de euros, o que compara com 35,3 milhões no trimestre homólogo do ano anterior. Isto é, caíram 9,1%.

O Banco Montepio explica que no primeiro trimestre de 2023, o banco beneficiou da recuperação extraordinária de imparidades na sequência da liquidação não recorrente de exposições relevantes.

A rentabilidade fixou-se em 11,8%.

A margem financeira cresceu num ano 9,9% para 99,2 milhões de euros.

O banco liderado por Pedro Leitão realça a manutenção de “uma adequada eficiência operacional consubstanciada no incremento do Produto bancário para 121,4 milhões de euros (+8,0 milhões num ano) e no decréscimo dos custos operacionais para 64,3 milhões de euros (ou seja, uma queda de 1,6 milhões num ano).

O Banco Montepio destaca a evolução do negócio no primeiro trimestre de 2024, com particular enfoque para o crescimento do crédito líquido e dos depósitos em 1,3% e 2,2% nos primeiros três meses face a dezembro respetivamente, o que “foi determinante para a manutenção dos rácios de capital em níveis confortavelmente acima dos requisitos regulamentares, bem como para o reduzido rácio de NPE e para a sólida posição de liquidez atual”.

Ler artigo completo