Bancos com 40% da carteira composta por títulos de dívida pública nacional

9 meses atrás 90

Em outubro de 2023, a carteira dos bancos em títulos de dívida era de 122,1 mil milhões de euros, dos quais 45% correspondiam a títulos emitidos por administrações públicas nacionais e estrangeiras, com um peso decrescente da dívida pública nacional.

Os dados são do Banco de Portugal. Em outubro, 40% da carteira dos bancos em títulos de dívida pública correspondiam a dívida pública nacional.

Em outubro de 2023, a carteira dos bancos em títulos de dívida era de 122,1 mil milhões de euros, dos quais 45% correspondiam a títulos emitidos por Administrações Públicas nacionais e estrangeiras, com um peso decrescente da dívida pública nacional.

“Os bancos residentes têm vindo a alterar a estrutura da sua carteira de títulos de dívida pública”, revela o BdP que acrescenta que os títulos de dívida pública portuguesa perderam preponderância em relação aos títulos de dívida pública de outros países.

“Em outubro de 2023, 40% da carteira dos bancos em títulos de dívida pública estava investida em títulos de dívida pública portuguesa, percentagem abaixo dos 71% registados no final de 2017”, detalha o supervisor da banca.

Dos 60% da carteira dos bancos em títulos de dívida pública estrangeira, destacava-se o investimento em títulos de dívida pública espanhola (42% deste valor).

Ler artigo completo