Calor recorde. Agosto de 2024 foi o mais quente a nível global

2 horas atrás 21

O último mês de agosto foi o mais quente a nível global, registando-se uma temperatura média global de 16.82 graus, 0.71 graus acima do valor médio, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado. Os especialistas estimam que o mês tenha sido "cerca de 1.51 graus mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900".

Na Europa, o mês passado foi o segundo mais quente, logo a seguir a agosto de 2022. Durante este período, as temperaturas do ar no velho continente estiveram "acima da média no sul e no leste", mas abaixo da média "nas partes noroeste da Irlanda e do Reino Unido, na Islândia, na costa Oeste de Portugal e no Sul da Noruega".

Já em Portugal Continental, segundo o IPMA, o último agosto foi o décimo mais quente desde 1931 e o sétimo mais quente desde 2000. O valor médio da temperatura do ar foi de 23.85 °C, 1.17 °C acima do valor normal.

"Classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação", pode ler-se na mesma nota.

No que toca à chuva, agosto foi o quinto mês mais seco desde 1931 e dos últimos 31 anos.

"O total de precipitação, 0.7 mm, corresponde a apenas 6% do valor médio 1981-2010. No mês de agosto não se registou precipitação significativa em todo o território, verificando-se mesmo ausência de precipitação em toda a região sul", acrescenta o IPMA.

Leia Também: Calor continua. IPMA mantém oito distritos sob aviso amarelo

Ler artigo completo