BASKET | Ovarense continua a surpreender e vence no Dragão para arrancar as «meias»

4 meses atrás 118

De surpresa em surpresa, a Ovarense vai-se tornando uma certeza nestes play-offs e, esta terça-feira à noite, voltou a surpreender, vencendo na casa do FC Porto por 70-73 , no jogo 1 das meias finais. É um caso sério.

Arrancavam as meias finais da Liga Betclic, com o FC Porto, favorito, a receber a Ovarense, que já tinha causado a maior surpresa destes play-offs, ao eliminar o Sporting, nos quartos de final.

Com uma bela casa, o FC Porto entrou com tudo, bem mais agressivo e a aproveitar alguma passividade da turma de Ovar no garrafão para ir cavando uma boa vantagem, até porque do lado forasteiro o norte-americano Jeremiah Bailey ia estando bastante sozinho. Os dragões terminaram o 1º período a vencer por 27-16 e facilmente a vantagem podia ter sido maior.

Dragões lideraram largo @FPB

No 2º período, o cenário estava semelhante e os comandados de Fernando Sá estavam confortáveis na partida, mas a lesão do base Cleveland Melvin (acabaria por voltar) fez a equipa sentir ao nível da gestão da posse de bola no ataque. João Tiago Silva respondeu do outro lado, colocou em campo os atiradores e estes entraram com tudo, reduzindo a desvantagem para apenas cinco pontos ao intervalo (44-39). A Ovarense estava a lançar a 80 por cento de triplo (8/10)!

A ida aos balneários não abrandou a Ovarense estes intensificaram a sua defesa e entraram com tudo na 2ª parte, precisando de apenas um par de minutos para passar para a liderança (após quatro minutos já venciam por 46-51), obrigando Fernando Sá a parar o jogo. A paragem surtiu efeito na defesa e os azuis e brancos reequilibraram o jogo. Contudo, os ataques estavam a pecar, as percentagens baixaram e estava tudo em aberto, até porque, no último segundo Jalen Jenkins, com um triplo enorme, deixou tudo empatado a 54.

A capacidade concretizadora da 1ª parte já estava bem longe e a intensidade tinha ocupado o seu lugar. O FC Porto entrou bem para o 4º e último período e criou uma ligeira vantagem a abrir, mas foi baixando a partir daí e os seus ataques foram sendo bastante forçados e dependentes de individualidades. Os minutos finais foram impróprios para cardíacos, com mudanças constantes de liderança.

No último minuto, a Ovarense, guiada por Jamir Harris, chegou a estar a vencer por 65-69, mas permitiu o empate e foi tudo até à última posse de bola. A seis segundos do fim, Cleveland Melvin podia ter empatado com dois lances livres, mas falhou o segundo e a Ovarense acabou mesmo por vencer por 70-73!

O jogo 2, novamente no Dragão Arena, está marcado para quinta-feira, 23 de maio, pelas 20 horas de Portugal Continental.

FC PORTO

EMPATE

OVARENSE BASQUETEBOL

Ler artigo completo