BASQUETEBOL| Dez é número da sorte para o leão

7 meses atrás 62

Dia D para as aspirações europeias do Sporting CP. Esta quarta-feira, os leões disputam a última jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup com o apuramento para os quartos de final entre as possibilidades, mas a obrigar a uma vitória confortável sobre os polacos do Legia Warszawa.

Na entrada para a sexta e derradeira partida, os sportinguistas ocupam o terceiro lugar do Grupo L, com sete pontos. Os polacos, adversários nesta que é uma verdadeira final para a equipa de Pedro Nuno Monteiro, estão na segunda posição com mais um ponto.

Fazendo as contas, vencer por si só não é suficiente para a equipa portuguesa. Uma vitória permite ao Sporting CP igualar em termos pontuais com a equipa de Varsóvia e é nessa altura que entram os critérios de desempate em vigor. No caso, o primeiro critério de desempate prende-se com o confronto direto e é esse mesmo confronto que a equipa leonina tem de reverter.

Na primeira volta, o Sporting CP saiu da Polónia com uma derrota por nove pontos de diferença (93-84). Agora, perante o público do Pavilhão João Rocha, o leão tem de reverter essa mesma desvantagem. Portanto, é simples: para seguir caminho até aos quartos de final, o Sporting CP tem de vencer o Legia Warszawa por uma diferença igual ou superior aos dez pontos.

Consciente de que tem que estar no seu melhor para conseguir ultrapassar o obstáculo, o Sporting CP tem também um novo trunfo na manga: Temidayo Yussuf, o mais recente reforço, entra nas contas. Na antevisão da partida, o treinador adjunto, Nuno Manarte, revelou que o poste vai mesmo ser opção para este duelo.

O tudo ou nada do leão joga-se, esta quarta-feira, no Pavilhão João Rocha. A partida tem início às 18h30.

Nuno Manarte em discurso direto

Antevisão: «Para ganhar a estas equipas há que estar no máximo. É uma equipa muito boa, com excelentes talentos individuais, com muito bom basquetebol num bom campeonato. Na Polónia tivemos dificuldades por causa disso e também pelo momento em que passávamos, que não era o nosso melhor. Recuperámos índices de confiança, índices coletivos e a equipa melhorou o rendimento. Para além disso, amanhã é sim ou sim. É uma final e não chega só ganhar. Temos de estar ao nosso mais alto nível.»

Temidayo Yussuf: «Vai ser opção. Veio com a ideia de nos ajudar tendo em conta o grande número de jogos e a sua intensidade. De qualquer maneira, a entrada de um jogador novo exige sempre um processo de adaptação, mas é um jogador de muita qualidade que nos vai ajudar com toda a certeza. Espero que já o consiga fazer amanhã, mas não podemos depender apenas dele. Temos de o fazer todos juntos.»

Ler artigo completo