Bastonário da Ordem dos Médicos espera que 2024 seja de “reconciliação com profissionais de saúde”

9 meses atrás 99

Carlos Cortes considera que o SNS está a atravessar um período de “grandes dificuldades, nomeadamente naquilo que é mais importante e que tem sido desvalorizado ao longo dos anos, que são os seus recursos humanos”.

O bastonário da Ordem dos Médicos espera que o próximo ano seja de “reconciliação com os profissionais de saúde”. Em entrevista à rádio “TSF”, Carlos Cortes realça que em 2023, a saúde foi um dos sectores que teve um impacto mais negativo na vida dos portugueses.

“O SNS está a atravessar um período de grandes dificuldades, nomeadamente naquilo que é mais importante e que tem sido desvalorizado ao longo dos anos, que são os seus recursos humanos”, afirma, destacando que este ano acabou por expor a degradação do Serviço Nacional de Saúde.

Para o bastonário, o SNS precisa de uma nova energia e uma nova visão de futuro. “Muitos dos dirigentes da saúde quem têm definido os destinos do SNS nestes últimos anos têm uma visão retrógrada do SNS, olham para o SNS como há 40 anos”, salienta.

Ler artigo completo