BE e PAN com acordo para "garantir que não há recuo em direitos sociais"

6 meses atrás 67

A líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, destacou, esta quarta-feira, que a reunião com o PAN "abre uma porta de diálogo" entre os dois partidos, havendo um "acordo" para que "exista uma convergência e capacidade de diálogo na oposição".

"É a primeira vez que o PAN e o BE estão reunidos e esta primeira reunião abre uma porta, uma ponte, de diálogo. Há um acordo entre estes dois partidos para que exista uma convergência e capacidade de diálogo na oposição e uma convergência sobre questões essenciais", disse à saída da reunião com a líder do PAN, Inês Sousa Real.

Na reunião, segundo Mortágua, foi feito um "balanço destas eleições", sobretudo sobre o "preocupante crescimento da extrema-direita" e a "viragem à Direita no país". Neste sentido, os partidos realizaram um acordo para que se mantenha "uma porta aberta para um diálogo quer na Assembleia da República, quer entre os dois partidos fora da Assembleia da República".

A bloquista lembrou que o BE e o PAN têm "agendas e preocupações" comuns, entre as quais a manifestação do 25 de Abril, que este ano celebra o 50.º aniversário e se realiza "num momento importante para o país".

"Valorizamos muito este diálogo e esta ponte aberta que terá outros momentos no futuro e que criará outras oportunidades de convergência", assinalou.

Mariana Mortágua frisou que o pedido de reunião com os partidos à Esquerda não tem como "objetivo mudar os resultados eleitorais", mas sim para "abrir pontos de diálogo que não existiam até agora".

"A viragem à Direita do país exige aos partidos de Esquerda, exige aos partidos ecologistas, que partilham agendas tão importantes no campo dos direitos sociais, das questões climáticas, das questões da igualdade, esta coordenação e capacidade de diálogo", afirmou, destacando que "é nesta convergência que reside a capacidade de garantir que não há nenhum recuo em direitos sociais".

Questionada sobre um possível orçamento retificativo de um governo da Aliança Democrática (AD), Mortágua reiterou: "O Bloco de Esquerda já disse com todas as certezas que o PSD, a AD, e a Direita não contam com o Bloco de Esquerda para viabilizar orçamentos".

Leia Também: PAN reúne-se com BE sem "ressabiamentos políticos" e contra "retrocessos"

Ler artigo completo