Benfica apresenta prejuízo de 21,1 milhões de euros

2 horas atrás 22

23:25

A aplicação do Método de Equivalência Patrimonial é uma das justificações para este resultado negativo do clube

O Benfica divulgou hoje os dados do exercício da época 2023/24 com um resultado líquido negativo de 21,1 milhões de euros. A informação foi disponibilizada no Relatório e Contas que será votado na Assembleia Geral, agendada para dia 27. 

"Este resultado representa um decréscimo de 23,4 milhões de euros face ao período homólogo" e, de acordo com o mesmo documento, este valor é "justificado pelo impacto da aplicação do MEP [Método de Equivalência Patrimonial] das participadas, com especial destaque para a Benfica SAD, para além da diminuição do resultado líquido da atividade isolada do clube".

Para este prejuízo, depois de 14 anos consecutivos no verde, muito contribuiu os resultados negativos que a SAD tinha apresentado, recentemente. 

"Os resultados alcançados pela Benfica SGPS são essencialmente justificados pela aplicação do Método de Equivalência Patrimonial referente à participação financeira na Benfica SAD, que obteve um resultado negativo de 31,4 milhões de euros, e na Benfica Estádio, que atingiu um resultado positivo de 1,8 milhões de euros. Adicionalmente, o resultado líquido também está influenciado pelos juros incorridos com a aquisição das participações da Benfica Estádio e da Benfica TV, à semelhança do que ocorreu no período homólogo", pode ler-se no referido documento divulgado aos sócios..

"O aumento dos gastos operacionais ligados ao investimento nas equipas" é outra das justificações elencadas para este resultado negativo. Refira-se que a 30 de junho, o Benfica atingiu a marca de 326.869 associados ativos.

Recorde-se que a SAD do Benfica apresentou, no início do mês, um prejuízo superior a 31 milhões de euros.

Por Valter Marques

Ler artigo completo