Calendário cumprido, objetivo também

9 meses atrás 68

Estão encerrados os trabalhos nesta fase de grupos da Liga Europa, numa noite em que o Sporting não estava de forma nenhuma obrigado a vencer, já que o segundo posto do grupo era permanente e absoluto desde a jornada transata, mas que mesmo assim o fez. 

Em jeito de preparação para o Clássico que se avizinha, a equipa verde e branca bateu o Sturm Graz, da Áustria, por 3-0. Começou tímida, mas abriu a contagem no fim da primeira parte (Gyökeres) e nunca mais largou o leme a partir daí, ampliando com um improvável bis de Gonçalo Inácio e registando o primeiro clean sheet desta campanha europeia.

Abertura de serviços mínimos

Provavelmente devido ao facto deste derradeiro jogo da fase de grupos ser totalmente irrelevante para o destino europeu do Sporting, o Estádio José Alvalade apresentou-se, esta quinta-feira, meio despido. Já os adeptos visitantes apresentaram-se em bons números e bem afinados, num jogo em que Sturm Graz ficaria a saber se o destino passava pela descida à Conference League, pelo terceiro lugar, ou o fim da campanha europeia.

Durante largos minutos, o futebol leonino foi condizente com a importância do jogo. Totalmente inconsequente. A equipa da casa produziu muito pouco, com constantes falhas na ligação entre setores, e ainda sentiu a pesada pressão dos austríacos, particularmente focada em Luís Neto, que foi gatilho para o avanço adversário nesta rara titularidade.

Mais um golo para o sueco @Kapta+

A maior ocasião era do Sturm, que por Lavaleé cabeceou para uma boa defesa de Israel, até ao Sporting aparecer pela primeira vez, aos 39 minutos. Foi Matheus Reis o herói improvável, a aparecer no ataque com um belo drible e assistência para Gyökeres, nesse que foi o melhor momento da temporada do brasileiro. O sueco arriscou o bis, meros segundos depois do 1-0, mas acertou no ferro.

Inácio goleador

Ciente de que à distância de 96 horas estava um importantíssimo Clássico frente ao FC Porto, Rúben Amorim aproveitou o intervalo deste duelo europeu para gerir minutos. Tirou Gyökeres, Hjulmand e Matheus Reis; lançou Edwards, Morita e aquele que acabaria por ser o homem do jogo: Gonçalo Inácio.

À marca de uma hora de jogo, quando Amorim já tinha feito nova alteração e lançado o jovem Essugo para ala direito, o Sporting ampliou num lance de bola parada. Canto cobrado por Edwards e Inácio, que já tinha marcado ao Vitória SC (3-2), cabeceou para o 2-0, marcando em jogos consecutivos pela primeira vez na carreira. 

Gonçalo Inácio entrou ao intervalo e bisou @Kapta+

O defesa central de 22 anos conhecia o sabor do bis, pois já o tinha feito ao serviço da seleção nacional, mas voltou a prová-lo esta quinta-feira. 10 minutos depois de marcar, voltou a aproveitar uma bola parada ofensiva e fez, em jeito de recarga, o 3-0. Conforto máximo para os leões a partir desse momento. 

O Sporting já conhecia o seu destino, oficializado esta noite com o apito final do árbitro: Milan, Shakhtar Donetsk, Feyenoord, Lens, Galatasaray ou Young Boys serão o próximo adversário conhecido segunda-feira. Já o Sturm Graz, apesar da derrota, beneficia da vitória da Atalanta sobre o Raków (0-4) e garante o melhor que estava ao seu alcance: a Conference League.

Ler artigo completo