CAN: capitão da Nigéria eleito MVP; Gelson Dala foi bota de prata

7 meses atrás 70

O CAN terminou de forma favorável à seleção anfitriã, Costa de Marfim, que este domingo bateu a Nigéria na grande final (1-2). Ainda assim, a organização elegeu William Troost-Ekong, capitão da seleção nigeriana, como melhor jogador da competição.

O defesa central de 30 anos, contratualmente ligado aos gregos do PAOK, brilhou com três golos ao longo de seis jogos pela seleção de José Peseiro, incluindo o tento inaugural na final, mas não conseguiu levantar o troféu.

Da equipa campeã houve dois premiados. Simon Adingra, extremo do Brighton, foi eleito melhor jovem jogador depois de brilhar com duas assistências na final. Emerse Taé, que passou de adjunto a selecionador após o despedimento do técnico principal no fim da fase de grupos, foi considerado o melhor treinador.

O trio de melhores marcadores recebeu, pela respetiva ordem, a bota de ouro, prata e bronze. A primeira foi para Emilio Nsué, que fez cinco golos em quatro jogos pela Guiné-Equatorial; a segunda para o ex-Sporting Gelson Dala, que brilhou por Angola, e a terceira para Mostafa Mohamed, do Egito de Rui Vitória.

A África do Sul, surpresa maior desta competição ao terminar no pódio, foi contemplada com o Prémio Fair-Play. O principal herói da bafana bafana, Ronwen Williams, foi considerado o melhor guarda-redes da competição.

— CAF (@CAF_Online) February 11, 2024 — CAF (@CAF_Online) February 11, 2024

Ler artigo completo