Canadá limita entradas de estudantes estrangeiros por causa da habitação

7 meses atrás 84

"Para garantir que não há um novo crescimento de estudantes estrangeiros no Canadá em 2024, vamos estabelecer um limite nacional das solicitações durante dois anos", disse o ministro da Imigração, Marc Miller.

Em 202, o Canadá prevê dar 364 mil autorizações de permanência a estudantes estrangeiros, o que representa uma descida de 35% em relação ao ano anterior.

O limite só se vai aplicar aos novos pedidos, adiantou o Executivo de Justin Trudeau.

"A decisão visa proteger um sistema que abriu o caminho a abusos e a apoiar um crescimento demográfico durável no Canadá", acrescentou Miller.

Números oficiais apontam para a existência de mais de um milhão de estudantes estrangeiros no Canadá. A subida "rápida" do seu número "exerce uma pressão sobre as habitações, os cuidados de saúde e outros serviços" em algumas províncias, desenvolveu o ministro que também deplorou, sem identificar, "a pouca diversidade" dos países de onde vêm os estudantes.

O novo limite pretende também impedir algumas escolas privadas de se aproveitarem do sistema.

"Os estabelecimentos privados aproveitaram-se dos estudantes estrangeiros ao explorarem 'campus' desprovidos de recursos e impondo custos de frequência elevados, ao mesmo tempo que aumentavam o número de estudantes estrangeiros que acolhiam", acusou Miller.

O Canadá, cuja população superou em junho o limiar dos 40 milhões, enfrenta uma importante crise de habitação, que atinge todas as suas regiões.

Leia Também: Canadá não apoia premissa da acusação sul-africana de genocídio a Israel

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo