Carrinha da APAF percorre o país a fazer recrutamento

1 semana atrás 36

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou um novo projeto para levar a atividade às escolas e, dessa forma, tentar recrutar jovens para o setor. Na cerimónia nas instalações do Sindicado dos Jogadores, marcaram presença Pedro Dias, Secretário de estado do Desporto, Pedro Proença, presidente da Liga, José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, Rui Manhoso, diretor da FPF, Joaquim Evangelista, do Sindicato de Jogadores, e Luciano Gonçalves, líder da APAF.

O projeto consiste numa carrinha equipada com todas as ferramentas que os vídeo-árbitros usam durante do jogos. O veículo vai circular por todo o país para apresentações em escolas e clubes.

"O principal objetivo deste projeto é humanizar a figura do árbitro e fazer com que se consiga recrutar e reter mais jovens. A retenção é a nossa principal dificuldade... Os jovens irão ter outra ideia do que é ser árbitro e das dificuldades inerentes à função", explicou Luciano Gonçalves aos jornalistas.

Dentro da carrinha, com imagens de jogos, os jovens terão de tomar decisões em relação a vários lances, para assim sentirem a dificuldade que os árbitros vivem em campo e no VAR. Poderão também experimentar uns óculos de realidade virtual, com os quais vão simular que são árbitros em diálogo com os jogadores.

Luís Godinho elogia iniciativaO árbitro internacional Luís Godinho assistiu à apresentação e, no final disse a Record que este é um projeto muito positivo. "Vai ser a arbitragem a ir ao encontro dos jovens... Vai mostrar-lhes que, muitas vezes, não é tão fácil, como alguns argumentam ou tentam justificar, tomar decisões", explicou o juiz alentejano, que acredita no sucesso desta iniciativa.

Ler artigo completo