CEO da OpenAI alerta para clima de constrangimento de colegas muçulmanos e árabes por receio de retaliações

9 meses atrás 98

“Os colegas muçulmanos e árabes (sobretudo palestinianos) da comunidade tecnológica com quem falei sentem-se pouco à vontade para falar das suas experiências recentes, muitas vezes por medo de retaliações e de verem as suas perspectivas de carreira prejudicadas”, é possível ler numa publicação feita na conta de Sam Altman na rede social X.

O CEO da OpenAI, startup responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, revelou que sente que os membros das comunidades muçulmana e árabe da indústria tecnológica não se sentem à vontade para falar das suas experiências recentes por receio de retaliações, aludindo à guerra em curso na Faixa de Gaza.

“Os colegas muçulmanos e árabes (sobretudo palestinianos) da comunidade tecnológica com quem falei sentem-se pouco à vontade para falar das suas experiências recentes, muitas vezes por medo de retaliações e de verem as suas perspectivas de carreira prejudicadas”, é possível ler numa publicação feita ontem, quinta-feira, na conta de Sam Altman na rede social X.

muslim and arab (especially palestinian) colleagues in the tech community i've spoken with feel uncomfortable speaking about their recent experiences, often out of fear of retaliation and damaged career prospects.

our industry should be united in our support of these colleagues;…

— Sam Altman (@sama) January 5, 2024

Na mesma publicação, Altman, que foi readmitido recentemente na tecnológica sediada na Califórnia, apelou à empatia na forma como a indústria tecnológica trata os membros dessas comunidades.

Questionado sobre a situação pela qual os colegas da comunidade judaica têm passado, Altman alertou igualmente para o crescimento do antissemitismo.

“Sou judeu. Acredito que o antissemitismo é um problema significativo e crescente no mundo e vejo muitas pessoas na nossa indústria a defenderem-me, o que aprecio profundamente. Vejo muito menos disso para os muçulmanos”, respondeu.

i am jewish. i believe that antisemitism is a significant and growing problem in the world, and i see a lot of people in our industry sticking up for me, which i deeply appreciate.

i see much less of that for muslims.

— Sam Altman (@sama) January 5, 2024

Em meados de dezembro, a Comissão Europeia alertou para uma escalada de ataques antissemitas e islamofóbicos “chocante” desde outubro no espaço europeu, insistindo na importância de uma narrativa de coexistência religiosa.

No último Conselho Europeu de 2023, os 27 Estados-membros reiteraram a condenação de todas as manifestações de “antissemitismo e ódio, intolerância, racismo e xenofobia, incluindo o ódio contra muçulmanos”.

Ler artigo completo