Charles Michel abandona Conselho Europeu antes do tempo

9 meses atrás 72

O anúncio de Charles Michel volta a abrir a porta a António Costa. Nome do primeiro-ministro português já tinha sido colocado na rota da presidência do Conselho Europeu. 

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prepara-se para concorrer às eleições europeias de junho, significando que vai abandonar, precocemente, as suas funções, caso seja eleito. A saída antecipada de Michel abre portas em Bruxelas para António Costa.

Charles Michel admitiu, a três jornais belgas, que quer ser o principal candidato pelo partido Movimento Reformista quando a União Europeia for a eleições entre 6 e 9 de junho.

O mandato de presidente do Conselho Europeu tem a duração de dois anos e meio e Charles Michel só o deveria terminar a 30 de novembro. Caso seja eleito, Michel terá de se demitir do cargo antes de 16 de julho, data em que os deputados europeus tomam posse.

“Quero servir onde for útil e penso que posso ser útil a nível europeu”. Na opinião de Charles Michel, a Europa encontra-se “numa encruzilhada”, sendo “preciso reforçar a legitimidade da democracia europeia”.

O anúncio de Charles Michel volta a abrir a porta a António Costa. O nome do primeiro-ministro português, demissionário desde dezembro, já tinha sido colocado na rota do Conselho Europeu.

No entanto, António Costa admitiu que não quer ocupar cargos públicos enquanto estiver a ser investigado pelo Supremo Tribunal da Justiça, a propósito a Operação Influencer. Relembrar que o primeiro-ministro demissionário foi, sexta-feira, considerado suspeito do crime de prevaricação pelo Ministério Público.

Ler artigo completo