Chef´s kiss: os heróis da festa azul

3 meses atrás 113

Os principais destaques da final da Taça de Portugal, disputada este domingo entre FC Porto e Sporting.

Avançado

21 anos

Francisco Conceição

Conceicinho, Conceição...

Se dúvidas existissem acerca do quão merecido é o lugar no avião da seleção portuguesa, Francisco Conceição tratou de convencer muitos adeptos este domingo. O camisola 10 do FC Porto foi brilhante. Uma constante ameaça pelo lado direito do ataque, tanto no drible como em combinações com colegas (Pepê, principalmente). Não marcou, não assistiu, mas causou calafrios suficientes para merecer a distinção de melhor em campo!

Avançado

24 anos

Evanilson

Construiu o marcador

Para acompanhar um Chico Conceição que considerámos o melhor em campo, um Evanilson que foi, para efeitos históricos, o homem do jogo. Inscreveu o nome no marcador depois de um erro alheio, mas também foi ele que, já no prolongamento, conquistou a grande penalidade da vitória. Pelo meio, manteve o futebol ofensivo dos dragões a andar com bom trabalho de pivô.

Médio

27 anos

Pepê

Criativo e versátil

Não foi a exibição mais completa, mas aquilo que estava a sair bem a Pepê, continuou a sair bem vezes e vezes sem conta. Foi o elemento mais associativo e do lado azul e branco e aquele que mais tentou servir colegas no relvado do Jamor, tendo feito o passe para mais de metade dos remates da partida. Cumpriu no meio-campo ofensivo e continuou a cumprir na defesa, após a saída de João Mário.

Avançado

25 anos

Pedro Gonçalves

O que mais quis a Taça

Começou a brilhar cedo, com a cobrança do canto que foi encontrar a cabeçada de Jeremiah St. Juste e colocou o Sporting na frente do marcador. A partir da expulsão o jogo ficou muito difícil para os leões, impedindo que houvesse mais destaques individuais, mas Pedro Gonçalves continuou a ser um dos que mais procurou o bom desfecho, até sair, exausto, com o empate ainda vivo.

Médio

22 anos

Alan Varela

Bom fim para o ano de estreia

Foi uma melhor de uma bela parceria de meio-campo, que conseguiu, especialmente na primeira parte, fechar o corredor central e rapidamente encaminhar a bola para zonas perigosas. Mais ainda do que Nico, Alan Varela foi firme nos duelos, na organização sem bola e ainda complementou a sua exibição com um par de passes perigosíssimos.

Avançado

31 anos

Mehdi Taremi

Bonita despedida

Não entra nesta lista de destaques por ter tido uma exibição particularmente brilhante, mas sim por ter encerrado um memorável capítulo da carreira profissional com um golo que levou a um troféu. Taremi vai jogar em Milão na próxima temporada, mas deixará muitas saudades na Invicta...

Defesa

27 anos

Jeremiah St. Juste

Santo caos

Quando Amorim tomou a decisão de entrar com St. Juste como titular, tinha muito provavelmente em mente a capacidade do neerlandês na transição defensiva e na velocidade, algo necessário para travar Galeno. Esse fator pesou mais do que o jogo aéreo ofensivo, certamente, mas para surpresa de todos, foi ele que abriu o marcador! Seria um herói, caso não tivesse sido expulso 10 minutos depois, num lance que deveria ser a sua praia...

Defesa

23 anos

Geny Catamo

Mau génio

Ganhou um lugar de peso na história da temporada do Sporting quando bisou num dos mais importantes jogos do campeonato, mas não teve o mesmo impacto na final da Taça. Se St. Juste obrigou os leões a jogar com 10, cinco minutos antes foi Geny que ofereceu o empate a Evanilson. O desconforto a jogar como esquerdino em posições recuadas foi notável antes, durante e depois desse lance fatídico.

Ler artigo completo