Chega pede CPI à Santa Casa. "Uso indevido de dinheiro público"

4 meses atrás 116

O Chega deu entrada no Parlamento de um requerimento para abrir uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão financeira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pois "é o único instrumento que pode apurar a verdade de uma série de acusações graves de uso indevido do dinheiro público".

"Nos últimos dias, tivemos notícias aprofundadas sérias e particularmente graves em relação à Santa Casa da Misericórdia. Vão no sentido de que a par de um conjunto de investimentos duvidosos, mas de resultados objetivamente escandalosos, percebemos que a gestão dos últimos anos foi altamente danosa para o erário público", disse aos jornalistas o líder do partido, André Ventura, na Assembleia da República.

"Porque temos a noção do trabalho que temos pela frente e da instabilidade parlamentar que se vive, o Chega ponderou todos os instrumentos possíveis para obter o esclarecimento que era necessário sobre esta matéria", acrescentou Ventura.

Nas mesmas declarações, o presidente do Chega afirmou que o Parlamento "não pode ignorar a gravidade das declarações que têm vindo a público, quer de membros do Governo, quer de membros da antiga administração da Santa Casa da Misericórdia, quer de notícias que consecutivamente, desde o número de chefias e dos seus salários, desde os prémios atribuídos aos investimentos ruinosos e acusações de benefício próprio e ainda hoje à atribuição de ajudas de custo em valores absolutamente pornográficos e imorais".

André Ventura admitiu, porém, que o partido tem "a perfeita noção do momento parlamentar que vivemos", em que se discute "uma comissão especial por causa do Presidente da República", em que, "na próxima semana, toma posse uma comissão de inquérito ao designado caso das gémeas, que envolve também personalidades importantes da República", e que "por isso deve ser trabalhado com cautela, com objetividade e responsabilidade".

Leia Também: IL propõe comissão de inquérito à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Ler artigo completo