China lança fundo de 47,5 milhões de euros para a indústria de semicondutores

3 meses atrás 93

Os milhões investidos neste sector colocam em ‘marcha’ o esforço do presidente chinês, Xi Jinping, para alcançar a autossuficiência do país asiático na produção de semicondutores.

A China lançou o terceiro fundo de investimento planeado e apoiado pelo Estado para impulsionar a indústria de semicondutores, segundo a “Reuters”. Trata-se de um fundo de 47,5 mil milhões de euros.

Os milhões investidos neste sector colocam em marcha o esforço do presidente chinês, Xi Jinping, para alcançar a autossuficiência do país asiático na produção de semicondutores.

O compromisso do presidente assumiu uma urgência renovada, depois dos Estados Unidos da América terem imposto medidas de controlo das exportações ao longo dos últimos anos, com receios de que Pequim utilizasse chips para impulsionar a sua capacidade militar.

Dos três fundos lançados pelo país, o último vai ser o mais abrangente. A terceira fase foi oficialmente estabelecida a 24 de maio, já a primeira fase foi estabelecida em 2014, enquanto a segundo foi em 2019.

Os fundos fornecem financiamento às duas maiores empresas de chips da China, a Semiconductor Manufacturing International e a Hua Hong Semiconductor.

Ler artigo completo