Clássico acaba empatado

6 meses atrás 42

Sporting e o FC Porto empataram, este sábado, na jornada 18 do Campeonato Placard Hóquei Patins 2023/24. As duas equipas empataram a três, no Pavilhão João Rocha, e continuam separadas por um ponto na tabela classificativa, com vantagem para os leões. A UD Oliveirense pode ser a grande felizarda com este resultado, na medida em que tem a oportunidade de reforçar a liderança isolada.

Numa partida bem disputada, o equilíbrio foi palavra de ordem durante boa parte do tempo. Só de bola parada é que os sportinguistas puderam festejar pela primeira vez, já muito perto do intervalo. Aos 24 minutos, Hélder Nunes viu o cartão azul e João Souto, de livre direto, abriu o ativo e levou o Sporting em vantagem para os balneários.

A segunda metade começou com a resposta imediata dos azuis e brancos, aos 27 minutos, com um remate certeiro de Carlo Di Benedetto. Pouco depois, o técnico Ricardo Ares pediu um timeout para ajustar a estratégia, mas foi o Sporting a assumir novamente as rédeas e a descolar no marcador com dois golos de rajada, apontados por Rafael Bessa (38') e Ferran Font (40'). No minuto seguinte, os portistas chegaram às dez faltas e João Souto teve nova chance de livre direto, mas desta feita Xavi Malián levou a melhor.

Os derradeiros minutos foram ricos em advertências e disputados a ritmo frenético, com o FC Porto à procura de regressar à discussão do embate, mas a expor-se também aos contra-ataques adversários. Aos 48', Carlo Di Benedetto bisou e reacendeu a chama para os derradeiros dois minutos, mas o Sporting podia ter desferido o golpe final no minuto seguinte. A equipa leonina beneficiou de mais um livre direto, mas Nolito não foi capaz de converter.

Na resposta, o Sporting cometeu a décima falta e o FC Porto não desperdiçou a chance. Gonçalo Alves ainda falhou à primeira, mas Ângelo Girão cometeu uma infração na defesa e recebeu o segundo cartão azul, sendo que ainda viria a receber um terceiro e o respetivo vermelho. O livre direto foi repetido, já com Zé Diogo Macedo na baliza, e Gonçalo Alves não desperdiçou.

A equipa orientada por Alejandro Domínguez continua no segundo lugar, agora com 44 pontos. O FC Porto é terceiro, com 43, sendo que ambos podem ficar mais longe da UD Oliveirense, que lidera com 46 e pode reforçar o comando em caso de vitória na receção ao HC Braga.

Ler artigo completo