Coimbra. "Um em cada cinco que vai às Urgências tem mais de 85 anos"

9 meses atrás 106

Alexandre Lourenço, presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), fez hoje um rescaldo da afluência às urgências na região de Coimbra.

Em declarações aos jornalistas, este afirmou que no dia 3 de janeiro, última dia com dados atualizados, "36% dos doentes na Urgência de Adultos tinham mais de 70 anos e 21% mais de 85".

"Uma em cada cinco pessoas que vai às urgências tem mais de 85 anos", disse, referindo que mais de 12% das pessoas que se deslocaram a este serviço, acabaram por ficar em internamento

Alexandra Lourenço considerou ainda importante reforçar "a importância" que os cuidados primários "tiveram para garantir que a reposta hospitalar fosse minimamente adequada", nos últimos dias.

"Um terço da respostas na cidade de Coimbra foram feitas pelas USF [Unidades de Saúde Familiar]", disse, antes de anunciar que o centro hospitalar decidiu tomar medidas para reforçar a resposta dos seus hospitais este fim de semana.

"Face às características de procura, e dos doentes, decidimos tomar um conjunto de medidas para este fim de semana", começou por afirmar, referindo que, pela primeira vez, vai ser criado um "ponto único de atendimento" no CHUH, onde os doentes que recorram à Unidade de Saúde Familiar e sejam aconselhados a realizar exames se podem dirigir e realizar - mediante a apresentação de credencial- os exames propostos pelo seu médico, como análises ou raio-x. Os resultados desses mesmos exames serão, no prazo de uma hora, enviados para o médico requerente, informou.

Recorde-se que na quarta-feira, o presidente do conselho de administração já tinha falado no reforço de medidas que deve vigorar até ao dia 10 deste mês.

"Estas medidas estão planeadas, estruturadas há algumas semanas e estamos a fazer o melhor para atender a população, sabendo que haverá sempre constrangimentos pontuais", salientou na altura.

Leia Também: ULS Nordeste reforça horários dos centros de saúde a partir de sábado

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo