Confiança dos consumidores melhora pela quarto mês seguido na Zona Euro

9 meses atrás 70

Os números da Comissão Europeia, apesar de se manterem em terreno negativo, mostram uma melhoria assinalável e que permite ter alguma esperança na recuperação da economia europeia nos próximos meses.

O sentimento dos investidores na Zona Euro melhorou pelo quarto mês consecutivo em janeiro, embora mantendo-se em terreno negativo, com o mercado a manter a porta aberta a uma normalização da política monetária do bloco europeu sem recessão.

O índice Sentix subiu para -15,8 em janeiro, um ponto acima dos -16,8 do mês anterior, mas ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, que se cifrava em -15,5. É o valor mais elevado para o indicador desde maio, fruto de quatro meses seguidos de subidas, embora com uma discrepância considerável entre a avaliação da situação atual e as expectativas dos investidores.

O subíndice referente à situação atual melhorou um ponto, de -23,5 em dezembro para -22,5, enquanto o relativo às expectativas de curto-prazo ficou em -8,8, também refletindo uma subida de um ponto. Estes dados, escreve a Pantheon Macro, são “consistentes com uma melhoria do crescimento”.

“Combinados com o índice ZEW, estes valores continuam a apontar para uma melhoria nos inquéritos privados na Zona Euro nos próximos meses, algo consistente com uma melhoria do crescimento e com a economia conseguir evitar uma travagem a fundo, apesar dos efeitos com atraso do ciclo de subidas do BCE”, escreve o think-tank britânico.

A evolução deste inquérito também permite projetar um índice de gestores de compras (PMI) a aproximar-se de 50, ou seja, correspondendo a uma situação de expansão da economia, acrescenta a Pantheon.

Ler artigo completo