Conquistar a Suécia e entrar para a história

2 horas atrás 16

Dois jogos, seis pontos. O Vitória SC deslocou-se à casa do Djurgarden e, num embate mais complicado que o suposto, venceu, por 1-2. Venceu o duelo e escreveu história: esta, caro leitor, é a equipa portuguesa com mais vitórias consecutivas nas competições UEFA!

Na viagem até à Suécia, Rui Borges ativou o «modo gestão» face ao apertado calendário vitoriano. Em relação ao exigente encontro para a Taça de Portugal, frente ao Paços de Ferreira, o técnico promoveu oito alterações.

Impor sem ferir

O plantel do Vitória SC, apesar de não ser muito extenso, é equilibrado e permite que estas trocas aconteçam sem grandes sobressaltos. Nesse sentido, apesar da boa entrada da equipa da casa, os conquistadores estiveram sempre tranquilos e, com o passar do tempo, imprimiram algum domínio na partida.

A certo ponto, a superioridade tornou-se evidente, mas o primeiro tempo jogou-se sem remates à baliza. Os jogadores do conjunto português tinham mais qualidade técnica, mexiam-se melhor... Enfim, eram superiores, mas não conseguiam passar para a frente do marcador.

O perigo, ainda assim, existiu: Jesús Ramírez e Kaio César foram os principais responsáveis pelo abanar da estrutura caseira. Contudo, por falar em abanar, Alberto Baio fez tremer a baliza de Jacob Rinne na melhor chance da primeira parte, ao cabecear ao poste na sequência do canto.

Na lei da bomba, vence quem tem cabeça

O começo do segundo tempo foi semelhante ao do primeiro: partida dividada, faltosa e, quiçá, com um ligeiro ascendente do Djurgarden, mas por breves instante. Desta feita, porém, quando o Vitória SC começou a dominar... marcou. Sem fazer prever, Manu Silva encheu a canhota de fora da área e colocou a bola no ângulo. 0-1, vantagem lusa.

Depois do primeiro, os suecos carregaram e viveram o melhor período no encontro. Além de chegarem ao empate, por Daniel Stensson noutro belo remate de longe, estiveram perto do segundo - valeu Bruno Varela.

Com o 2-1 mais perto que o 1-2, chegou o golo... para o Vitória SC! Alberto Baio -  que excelente exibição - arrancou pela direita, tirou os adversários da frente e lançou Kaio. O brasileiro cruzou e, no segundo poste, a cabeça de Nuno Santos tratou de resolver, à entrada para os últimos dez minutos.

O resultado não voltou a mudar e o Vitória SC, além de conquistar seis pontos em dois jogos da Liga Conferência, tornou-se na equipa portuguesa com mais vitórias nas competições UEFA, com oito - bateu, curiosamente, o rival SC Braga, de Jorge Jesus. Uma vénia aos homens de Guimarães!

Ler artigo completo