Construir um edifício em Portugal pode demorar entre dois a três anos

8 meses atrás 71

Falta de mão de obra e o aumento dos preços dos materiais condicionam o processo de construção. “Construir em Portugal é uma tarefa burocrática, prolongada e extremamente complexa”, diz o presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos.

Entre dois a três anos. É este o período que, correndo tudo bem, pode demorar em média a colocar de pé e pronto a habitar um edifício de três andares em Portugal. “Na parte da construção devemos contar com 18 meses, para o edifício ser habitável tem de ter uma licença de utilização que tem um tempo de espera de seis ou nove meses. Correndo tudo bem estamos a falar de dois a três anos”, refere em declarações ao JE, Mariana Morgado Pedroso, CEO da Architect Your Home.

Tudo isto se não levarmos em conta todo o processo burocrático que envolve o licenciamento do projeto e que, de resto, é apontado pelo presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos, e que faz com que o espaço temporal de construção aumente.

“Construir empreendimentos ou edifícios em Portugal é uma tarefa burocrática, prolongada e extremamente complexa. Desde a aquisição do terreno até à colocação do edifício no mercado, para venda ou arrendamento, medeiam vários anos (em média quatro anos), ao longo dos quais se têm que ultrapassar muitas dificuldades de diversa índole, designadamente de cariz legal”, explica o engenheiro ao JE.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo