Conta da Madeira de 2022 aprovada pelo Parlamento

2 meses atrás 34

A Conta da Região Autónoma da Madeira de 2022 apresentou um saldo negativo de 130 milhões de euros. O Parlamento aprovou o documento com os votos favoráveis do PSD e CDS-PP, abstenções do Chega, PAN e Iniciativa Liberal, e os votos contra do PS e do Juntos Pelo Povo (JPP).

A Conta da Madeira e a Conta da Assembleia Legislativa Regional, referentes a 2022, foram aprovadas pelo Parlamento, com os votos favoráveis do PSD e CDS-PP, as abstenções do Chega, PAN e Iniciativa Liberal, e os votos contra do PS e do Juntos Pelo Povo (JPP).

A Conta da Região de 2022 apresentou um saldo negativo de 130 milhões de euros, contudo tratou-se de uma melhoria de 132 milhões de euros face a 2021, indicou o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, durante a discussão do documento na Comissão Especializada de Política Geral e Finanças da Assembleia Legislativa da Madeira.

“Em termos de saldo primário, tivemos um saldo deficitário de 23,6 milhões de euros, mas ainda assim representando uma melhoria de 148 milhões de euros face ao ano de 2021”, disse o secretário das Finanças.

“O saldo em contas nacionais foi deficitário em 146,2 milhões de euros, mas também evidenciado uma melhora de 72 milhões de euros”, disse Rogério Gouveia.

A Conta da Região diz ainda que, em 2022, a receita fiscal foi de 1.012 milhões de euros, “cerca de 8% acima do Orçamento inicial”, referiu o governante, que indicou que a dívida pública baixou 68 milhões de euros, “sendo que o rácio da dívida comparado com o Produto Interno Bruto (PIB) de 90,2%, baixo dos rácios nacional e da zona euro”.

Já o crescimento do PIB, em 2022, atingiu 14,2% face ao ano anterior.

Ler artigo completo