Contas do FC Porto: Pinto da Costa fala em «passo importante», auditores deixam reparo

6 meses atrás 53

Na noite desta quarta-feira foi apresentado, com detalhe, o Relatório e Contas do primeiro semestre de 2023/24 da SAD do FC Porto. A sociedade apresentado um resultado líquido positivo na ordem dos 35 milhões de euros e Pinto da Costa já reagiu.

O líder portista, através de uma mensagem, destacou a aposta no «plano desportivo», realçando que «a SAD do FC Porto não passou, de um momento para o outro, para uma situação financeira de desafogo».

«Apresentamos neste Relatório e Contas um resultado muito positivo, mantendo como sempre o foco no que é a nossa razão de existir, que é o plano desportivo. A equipa reforçou-se com jogadores de inegável qualidade, como são os casos de Alan Varela, Nico González e Iván Jaime, atletas ainda jovens, com margem de progressão, que certamente irão contribuir para novas conquistas», começou por escrever, com a mensagem a continuar.

«Optámos por procurar salvaguardar ao máximo a competitividade desportiva – o que nos permitiu ultrapassar com brilho a fase de grupos da Liga dos Campeões – e por adiar a realização de mais-valias – nomeadamente no caso do Otávio – para o momento mais favorável.

O resultado está à vista. A SAD do FC Porto não passou, de um momento para o outro, para uma situação financeira de desafogo, mas deu um passo importante na direção do equilíbrio e da sustentabilidade. Sem euforias, tanto os sócios do FC Porto como todos os  acionistas podem ficar tranquilos por estarmos no bom caminho», lembrou.

Auditores deixam alerta

Apesar das contas serem globalmente positivas no seu resultado líquido, os auditores da empresa Ernst & Young, responsável pelo documento, deixaram um reparo relacionado com a «incerteza material relacionada com a continuidade» da SAD do FC Porto.

Em causa está o facto da sociedade apresentar um «passivo corrente» que é «superior ao ativo corrente em 176 milhões de euros»: «Estas condições indicam que existe uma incerteza material que pode colocar dúvidas significativas sobre a capacidade do Grupo em se manter em continuidade».

«Não obstante, tal como mencionado nas notas 2 e 3, as demonstrações financeiras foram elaboradas no pressuposto da continuidade das operações, prevendo-se a manutenção do apoio financeiro das instituições financeiras e outras entidades financiadoras, nomeadamente através da renovação e/ou reforço das linhas de crédito existentes, bem como o sucesso futuro das operações de alienação de direitos de inscrição desportiva de jogadores, tal como previsto nos orçamentos de exploração e tesouraria, o qual é essencial para o equilíbrio económico e financeiro do Grupo e para o cumprimento dos compromissos financeiros e regulatórios assumidos. A nossa conclusão não é modificada em relação a esta matéria.», pode ainda ler-se na nota.

Portugal

Pinto da Costa

NomeJorge Nuno de Lima Pinto da Costa

Nascimento/Idade1937-12-28(86 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

FunçãoPresidente SAD

 Gil Vicente x FC Porto

 Arouca x FC Porto

Ler artigo completo