Crianças estão a sofrer por não brincarem 'lá fora', avisam instituições

7 meses atrás 89

Crianças e jovens estão a sofrer danos  na sua saúde e bem-estar pelo simples facto de cada vez menos brincarem na rua, noticia o The Guardian.

A conclusão são de várias associações infantis, que numa altura em que o Governo estuda formas de melhorar a saúde dos mais novos, decidiu lembrar  que uma simples mudança na forma como brincam pode fazer a diferença.

"Comparado com as gerações anteriores, as vidas das crianças tornaram-se incrivelmente restritas, dentro de casa, isoladas e inativas, sobretudo devido ao ambiente na rua. O Governo podia mudar esta tendência ao tornar as ruas mais seguras e os bairros mais adequadas às crianças, permitindo-lhes sair à rua e brincar todos os dias", afirma Alice Ferguson, da associação 'Playing Out' ('Brincar lá fora', em tradução livre).

Outros países, como a Alemanha, Noruega e Suécia, possuem políticas para promover esse tipo de inciativas e para que cidades sejam mais amigas das crianças. Outras cidades, como Barcelona (Espanha), Tirana (Albânia), Ghent (Bélgica), Paris (França) ou Roterdão (Países Baixos) têm procurado implementar medidas semelhantes.

As instituições de solidariedade social afirmam que há dados que demonstram que a saúde física e mental das crianças e dos jovens está a sofrer um declínio grave e a longo prazo, algo que é significativamente agravado pela pobreza.

A coligação de instituições, que inclui a Playing Out, a Save the Children UK e a Wildlife and Countryside Link, afirma que as crianças querem estar ao ar livre e ser ativas, brincar com os amigos e ir para a escola a pé ou de bicicleta. No entanto, enfrentam barreiras para o poderem fazer.

Leia Também: EUA. Mulher dá comprimidos a quase 1.500 crianças em vez de vacinas

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo