CUF convida startups e PME a apresentarem inovação da saúde a grandes empresas

2 horas atrás 25

O Hospital CUF Porto vai receber, daqui a menos de um mês, o primeiro evento no âmbito da ‘test bed’ designada “Inovação Tecnológica em Cuidados de Saúde​”. As candidaturas estão abertas a empreendedores, mas há regras a cumprir.

O grupo CUF está a convidar startups e pequenas e médias empresas (PME) portuguesas a participarem no primeiro encontro entre empreendedores e possíveis mentores, investidores ou clientes relacionado com a test bed Inovação Tecnológica em Cuidados de Saúde​ (ITeCS), um consórcio de organizações envolvidas na transformação digital da saúde e, como o próprio nome indica, em testes à inovação.

O Hospital CUF Porto vai receber, no próximo dia 23 de outubro, o evento “Born – Encontros de Inovação: 1.º matchmaking Testbed ITeCS”, uma iniciativa dirigida a inovadores da tecnologia para os cuidados de saúde que pretende ser um “empurrão” para o desenvolvimento de parcerias estratégicas.

“Guiado pela ideia «onde o futuro da saúde nasce», as empresas selecionadas terão a oportunidade de apresentar as suas tecnologias, necessidades e objetivos a um painel de 36 membros do consórcio Testbed – IteCS (…) Permitirá conectar startups e PME com parceiros que possam ajudá-las a ultrapassar desafios, sejam eles no desenvolvimento tecnológico, na testagem ou na mentoria”, explica o grupo privado de saúde esta quarta-feira.

As candidaturas para participação neste primeiro matchmaking decorrem até 11 de outubro de 2024. No entanto, é preciso cumprir uma série de critérios: ter sede em Portugal, desenvolver soluções tecnológicas alinhadas com as áreas de atuação do test bed ITeCS, precisar de apoio especializado para desenvolver a sua solução e aumentar em, pelo menos, um nível o Technology Readiness Level (TRL) – indicador de maturidade da tecnologia – com o apoio recebido.

A ITeCS é composta por entidades tecnológicas, empresas públicas, prestadores de cuidados de saúde e associações, nomeadamente Unidade Local de Saúde de Santo António (Porto), Winning, Caixa Mágica Software, SPMS, IPO do Porto, Microsoft, Roche, Fundação Champalimaud, UpHill, Vodafone, Decunify, Microsoft, Siemens Healthcare, Multicare, entre outras.

Em causa está uma test bed, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, cujo objetivo é a aceleração do desenvolvimento tecnológico de pilotos na área da saúde digital através de quatro pilares – estilos de vida saudável, envelhecimento ativo, saúde pública e saúde mental – e em quatro áreas de atuação: prevenção em saúde, cuidados de saúde primários, especializados e continuados.

“O objetivo é impulsionar inovações nas áreas da prevenção em saúde, cuidados primários, cuidados especializados e cuidados continuados, além de apoiar soluções que incorporem inteligência artificial”, sintetiza a CUF.

Ler artigo completo