De cuidador a suspeito: a história do casal José Castelo Branco e Betty Grafstein

5 meses atrás 111

País

A detenção de José Castelo Branco por suspeitas de violência doméstica deixou parte do país em choque. Era visto como um cuidador mas passou a ser olhado como um suspeito de maus-tratos e está agora proibido de qualquer contacto com a mulher, Betty Grafstein, de 95 anos, que continua internada. Numa altura em que as investigações prosseguem, recordamos a história do casal, que está junto há mais de 30 anos.

Elizabeth Larner nasceu em 1928 em Inglaterra mas só descobriu que tinha sido adotada aos 17 anos, quando casou. Meses depois foi mãe de Roger Basile, o único filho. A seguir ao nascimento do bebé, a família emigra para os Estados Unidos, mas o casamento não duraria muito tempo.

Mãe e filho foram abandonados. Durante os primeiros anos em Nova Iorque, Betty foi trabalhar para uma fábrica de uma famosa marca de refrigerantes e é aos 21 anos que conhece o milionário Albert Grafstein de 49, ligado ao negócio dos diamantes.

Desafiada pelo segundo marido, Betty investe na carreira de joalharia e torna-se designer de jóias. Como figuras do jet set norte-americano e europeu eram frequentemente convidados para festas em Portugal. Depois da morte do marido em 1991, Betty continuou a visitar o Portugal.

E José Castelo Branco, quem é? Nasceu em Moçambique há 61 anos, com 12 veio para Portugal. Ainda na adolescência começou a trabalhar como manequim e à noite fazia espetáculos de transformismo.

O casamento entre Betty e Castelo Branco acontece em 1996 numa cerimómina restrita. Os amigos consideravam-os um casal excentrêntico e improvavél.

Em quase 30 anos de casamento surgiram por diversas vezes rumores de violência domêstica.Betty terá negado sempre até ao passado dia 2 de maio. Quem acompanha casos de violência doméstica, há décadas, diz que este comportamento é recorrente nas vítimas.

Betty Graffstein foi internada no Hospital Cuf, em Cascais, no dia 20 de abril, com ferimentos no antebraço e cotovelo. No dia seguinte uma TAC revelou uma fratura do fémur. Aos 95 anos, a empresária diz que foi o marido que a agrediu.

José Castelo Branco foi detido e, depois de presente ao juiz de instrução criminal, suspeito do crime de violência doméstica. Saiu em liberdade mas está proibido de contactar ou de aproximar da mulher.

Ler artigo completo