Depois da tempestade, vem a calma?

7 meses atrás 69

É costume dizer-se que depois de uma tempestade, vem sempre a calma. Isso sucedeu-se na pacata vila de Arouca e há esperança que a mesma situação surja em Rio Maior.

De um lado temos o Casa Pia, uma equipa com o seu orgulho ferido: encontra-se em 16º lugar, posição de play-off de descida, não conseguindo vencer uma partida desde o início de Janeiro. Gonçalo Santos é o novo chefe da navegação, o terceiro esta temporada.

Se os gansos estão na tempestade, o Arouca encontra-se na calma: venceu os últimos quatro jogos e está tranquilamente em sétimo lugar. Daniel Sousa assumiu o leme arouquense com o clube em último lugar na Liga e, desde então, os números falam por si: 22 pontos em apenas dez jogos para a Liga, com 26 golos marcados e apenas 12 sofridos. 

O histórico dos confrontos entre os dois clubes é curto e recente: registam-se apenas cinco jogos entre os dois, com uma vitória para o Casa Pia, dois empates e duas vitórias para o Arouca. Os únicos dois jogos feitos na casa dos gansos terminaram empatados.

Na primeira conferência de imprensa após assumir o comando técnico, o treinador Gonçalo Santos deixou bem claro qual é o rumo a tomar: «A ideia será blindar o balneário de todos os problemas e focar no que se sucede nas quatro linhas. Temos um grupo ótimo e muito unido, disponível para trabalhar, com uma estrutura enorme e pessoas muito capazes. Vamos dar a volta até ao final da temporada.»

Questionado acerca do desenho tático com que o Casa Pia se irá apresentar, o jovem técnico não quis entrar em detalhes, deixando tudo em aberto. «Esta é uma equipa que já trabalhou com dois sistemas: com uma linha de cinco, com três centrais, e com uma linha de quatro em 4x4x2, era o que vínhamos a praticar ultimamente com o Pedro Moreira. Terão que esperar por amanhã para poder ver.»

Do lado dos Lobos de Arouca, Daniel Sousa não se ilude com o bom momento, referindo que a vitória recente frente ao FC Porto não dá margem para ilusões: «Temos muita coisa para melhorar. Os resultados têm sido acompanhados por boas exibições, mas continuamos a avaliar o nosso caminho e a nossa progressão, procurando perceber por onde temos de evoluir.»

Depois de superado o processo disciplinar, Fernando Andrade volta a fazer parte das opções. Do lado do Arouca, Quaresma, Vitinho, Kouassi e Pedro Santos são as ausências confirmadas.

Ler artigo completo