DESTINO: SAUDADE | T2, Ep. 16 | E tu, onde estavas no México-86? O Mundial das nossas vidas

9 meses atrás 88

O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país, do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel Tovar, criou o DESTINO: SAUDADE. Este é um espaço onde vamos recordar histórias e momentos do desporto que nos apaixona. Haverá tempo também para lembrar jogadores de outros tempos, aqueles que nos encantaram e que nos fizeram sonhar. 

Um ano depois do fim do Mundial do Catar, o DESTINO: SAUDADE volta ao... México-86. Porque sim, porque é o Mundial das nossas vidas.

Aquele mês de junho é irrepetível. Mais calor do que nunca, mais futebol do que nunca, mais cromos e cadernetas do que nunca. Portugal voltou a um Campeonato do Mundo e o país colou os olhos e os ouvidos a Saltillo. Entre escândalos e desventuras dos Magriços, o torneio lá se desenrolou e gravou para a eternidade o nome de heróis.

Diego Maradona, claro, mas muitos outros menos mediáticos. Sabe, por exemplo, quem é o único iraquiano com um golo marcado num Campeonato do Mundo? E o canadiano que ameaçou jogar no Benfica e no Sporting, antes de abandonar o nosso país sem glória?

Há memórias fabulosas, um Brasil-França que não nos sai da cabeça, heróis belgas prejudicados pelo portuguesíssimo Carlos Valente.

No Domingo Desportivo falamos de Terry Venables, recentemente desaparecido, e no Música, Maestro temos Tiago Guillul e companhia a cantar Sete Voltas P'rá Muralha Cair, com um extraordinário vídeo a recuperar a caderneta do... México-86.

Um Feliz Natal para todos. Voltamos na próxima semana com um convidado muito especial em estúdio. 

Ouça noutras plataformas:

Spotify

Google Podcasts

Apple Podcasts

Siga-nos no Twitter: 

Pedro Jorge da Cunha

Rui Miguel Tovar

Ler artigo completo