Dia 1 da nova Champions: recorde como vai ser o formato da próxima época

3 dias atrás 30

A UEFA tem assente a mudança profunda na máxima competição de clubes já nesta época. Por isso, e no dia em que se realiza o sorteio da nova fase regular da Liga dos Campeões, recorde como será o seu formato inovador.

A UEFA anunciou novo formato da Champions a partir de 2024/25:
➡+ 4 equipas (de 32 para 36)
➡Deixam de existir grupos - passa a ser um só grupo, em que cada equipa faz 8 jogos (são 6 atualmente), frente a 8 equipas diferentes
➡O vencedor pode fazer um total de 17 jogos pic.twitter.com/LnaL6YkxZy

— Playmaker (@playmaker_PT) May 10, 2022

Inicialmente, tinha-se falado na passagem de seis para dez jogos de cada equipa na primeira fase, mas a definição final foi de oito jogos, quatro em casa, quatro fora. Isto tendo em conta que há a mudança de 32 para 36 equipas como tripulantes da competição.

Ora, então quais são as quatro vagas adicionais?
1 - O terceiro classificado do país que está no 5.º lugar do ranking UEFA (França - veja aqui)
2 - Mais um campeão nacional por via do Champions Path (as pré-eliminatórias que colocam frente a frente os campeões nacionais de países cujo ranking não contempla acesso direto)
3 e 4 - As duas federações que conseguiram melhor ranking UEFA na época anterior (Itália e Alemanha - veja aqui)

Dessa fase, jogada de setembro a janeiro, as oito melhores equipas seguem diretamente para os oitavos de final, enquanto que do 9.º ao 24.º se disputa um playoff, a duas mãos, por sorteio (do 9.º ao 16.º estarão os cabeças de série).

Haverá ainda, nessa altura, um sorteio do caminho até à final que terá em conta o desempenho na primeira fase, por forma a incentivar o desempenho nesse período para um teórico melhor trajeto na fase a eliminar.

Uma nota importante: apesar dos rumores da utilização de fins de semana, os jogos vão continuar a ser realizados a meio da semana, com exceção da final, ao sábado.

Saiba mais sobre como vai funcionar o sorteio AQUI e sobre a composição dos potes, onde estão Benfica e Sporting, AQUI.

Ler artigo completo