Dia 14 dos Jogos Olímpicos: acompanhe tudo em direto

1 mes atrás 50

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

13:12

O minuto ao minuto de mais um dia de emoções fortes na capital francesa

Ao Minuto

há 2 min 13:12

Canoagem: checo conquista ouro e Isaquias Queiroz fica com a prata no C-1 1000m

O checo Martin Fuksa, campeão do mundo de C-1 1000m, sagrou-se agora campeão olímpico da especialidade, com 3:43.16 minutos que passam a ser um novo máximo olímpico. O checo relega o campeão de Tóquio, o brasileiro Isaquias Queiroz, para o segundo lugar (3:44.33), à frente do moldavod Serghei Tarnovschi (3:44.68).

há 21 min 12:54

João Ribeiro e o sexto lugar na final do K2 500: «Ambicionávamos mais, mas houve cinco barcos melhores do que nós»

João Ribeiro e Messias Baptista chegaram a Paris'2024 como campeões mundiais em K2 500, e deixam a capital francesa com um diploma olímpico, depois de terem sido sextos na final desta manhã. Mas fica um pouco a desilusão.
 
"O nosso objeto era uma medalha, sem dúvida, mas ser sextos do Mundo não é mau, mas ambicionávamos mais, houve cinco barcos melhores do que nós, hoje", começou por dizer João Ribeiro em declarações à RTP.

Messias Baptista é que não escondeu no rosto a desilusão, mal terminou a prova. E explicou as razões deste sentimento.

"Talvez cansaço, tristeza, um pouco de frustração. Chegámos aqui como campeões do Mundo, ambicionávamos mais, mas os outros foram hoje melhores, há que eles dar mérito".

Mas um diploma é sempre um diploma. "Sim, orgulhosos por este ciclo olímpico, pelo que fizemos, abdicámos de muita coisa, queríamos terminar com uma medalha, mas ficámos o meu quarto diploma olímpico o segundo do Messias", referiu João Ribeiro, que já tinha conseguido resultados entre os oito primeiros no Rio'2016 e Tóquio'2020, enquanto o colega também esteve em Tóquio'2020.

E fazer duas provas (meia-final e final) no espaço de duas horas? "Para nós, se fossem em dias diferentes era melhor, mas trabalhámos nos últimos meses para fazer duas provas seguidas, não hoje não caiu infelizmente".

há 25 min 12:49

Os top-8 portugueses até ao momento

Apesar de falharem a medalha, os portugueses do K2 500 garantiram mais um diploma para a campanha nacional. É o oitavo das contas, para lá das duas medalhas.

A saber:
Iuri Leitão (2.º - Ciclismo de pista)
Patrícia Sampaio (3.º - Judo)
Vasco Vilaça (5.º - Triatlo)
Estafeta mista (5.º - Triatlo)
Carolina João/Diogo Costa (5.º - Vela)
Gabriel Albuquerque (5.º - Ginástica trampolins)
Ricardo Batista (6.º - Triatlo)
Nélson Oliveira (7.º - Ciclismo)
Maria Inês Barros (8.º - Tiro com armas de caça)

há 42 min 12:32

Canoagem: João Ribeiro e Messias Baptista em 6.º na final do K2 500

Não houve a sonhada medalha no K2 500 para Portugal. João Ribeiro e Messias Baptista ficaram em 6.º na final há pouco disputada, ao terminarem a sua prova em 1:27.82 minutos, a menos de 1 segundo dos novos campeões olímpicos, os alemães Jacob Schoff e Max Lemke (1:26.87), que com este tempo de vitória bateram o recorde olímpico.

há 49 min 12:25

Canoagem: o alinhamento da final de K2 500, com duo português

há 50 min 12:24

Canoagem: K2 500 no feminino... com dois bronzes

Afinal, nada separou as duplas alemã e húngara na luta pelo 3.º lugar no K2 500 e a organização teve de atribuir... dois terceiros lugares! Paulina Paszek/Jule Marie Hake e Noemi Pupp/Sara Fojt acabaram empatadas em 1:39.46 e nada as conseguiu separar. Pelo menos assim ninguém fica triste...

há 53 min 12:21

Canoagem: vamos agora à Final B do K2 500

há 54 min 12:20

Canoagem: dois títulos já entregues na sessão de hoje

Começamos pelo C2 500, com as chinesas Xu Shixiao e Sun Mengya a defenderem o título e logo com um novo recorde olímpico. As asiáticas dominaram a prova de fio a pavio e triunfaram com 1:52.81, à frente de Ucrânia e Canadá. As duas embarcações acabaram praticamente empatadas, com o photo finish a determinar a prata para as ucranianas (1:54.30), com Liudmyla Luzan e Anastasiia Rybachok, à frente das canadianas com Sloan Mackenzie e Katie Vincent (1:54.36).

Já na final de K2 500, o título foi para a Nova Zelândia, pela dupla Lisa Carrington e Alicia Hoskin, permitindo assim à primeira chegar à sétima medalha em Jogos Olímpicos. E se as neozelandesas acabaram destacadas, atrás delas foi um pouco caótico, já que o photo finish demorou a determinar a prata e o bronze, que eventualmente foi para a Hungria (Tamara Csipes/Alida Dora Gazso), à frente da Alemanha (Paulina Paszek/ Jule Marie Hake), com a quarta colocada... logo ali atrás.

A diferença foi por unha negra, já que o terceiro e quarto barco acabaram com 1:39.46, sendo o desempate feito nas milésimas. As húngaras, em segundo, fizeram 1:39.39.

há 1 horas 12:11

Atletismo: recordista mundial dos 100 metros barreiras não vai à final

Outra novidade de relevo nos 100 metros barreiras. A nigeriana Tobi Amusan, recordista mundial (12.12) e campeã do mundo de 2022, vai à final, depois de ter sido 3.ª na sua série, com 12.55 - o tempo que há três anos deu o bronze a Megan Tapper na final.

Quem está na final é a porto-riquenha Jasmine Camacho-Quinn, que assim tem a chance de defender o título conquistado há três anos em Tóquio.

Apuradas para a final
Alaysha Johnson (Estados Unidos)
Jasmine Camacho-Quinn (Porto Rico)
Grace Stark (Estados Unidos)
Masai Russell (Estados Unidos)
Nadine Visser (Holanda)
Ackera Nugent (Jamaica)
Devynne Charlton (Bahamas)
Cyréna Samba-Mayela (França)

há 1 horas 12:07

Atletismo: prata de Tóquio'2020 fora do heptatlo

A holandesa Anouk Vetter, medalha de prata do heptatlo nos últimos Jogos Olímpicos, lesionou-se no salto em comprimento e desistiu à quinta prova das sete do programa. Nesse momento, antes dessa prova, estava em 9.º na tabela geral.

No comando, apenas a faltar agora os 800 metros, está a belga Nafissatou Thiam, com 5924 pontos, contra os 5803 da britânica Katarina Johnson-Thompson e os 5694 da suíça Annik Kälin.

há 1 horas 11:55

Ugandês destaca-se nos 200 metros por causa de meias... com 'óculos'

O ugandês Tarsis Orogot ficou-se pelas meias-finais dos 200 metros, mas leva para casa o prémio de maior imaginação pelas meias que apresentou na sua prova. (fotos: Reuters e Getty Images)

há 1 horas 11:36

Lutador egípcio detido em Paris por alegada agressão sexual: polícia apanha Elsayed "completamente bêbado"

O 'Le Parisien' avança que Mohamed Elsayed, lutador egípcio que esteve a representar aquele país nos Jogos Olímpicos, foi detido esta manhã em Paris por alegada agressão sexual.
 
Segundo a mesma fonte, a polícia recebeu uma queixa cerca das 4h30 da madrugada. A vítima afirmou que o atleta, enquanto estava visivelmente embriagado, colocou-lhe "a mão nas nádegas" à saída de um café. Aquando da detenção, de resto, as autoridades "encontraram Elsayed completamente bêbado na via pública".

há 2 horas 11:09

Campeão dos 200 metros "leva" falecida mãe nas sapatilhas: «Nada fazia sentido quando ela partiu...»

Campeão olímpico dos 200 metros, Letsile Tebogo fez após a sua conquista um gesto já visto de mostrar para as câmaras as sapatilhas que utilizou na prova, mas ao contrário dos demais, que o fizeram essencialmente para promover a marca desportiva que os apoia, o atleta do Botswana tinha um propósito maior. Mostrar a inscrição "E.S.T 23-12-1980", em tributo à sua mãe Seratiwa, que faleceu no passado mês de maio.
 
"Era simplesmente levá-la comigo a cada passada. Levá-la comigo ali dá-me imensa motivação. Não queria colocar a data da sua morte, porque iria tornar-me emocional. Depois da morte dela passei um mês sem fazer nada. Simplesmente nada fazia sentido quando ela partiu. Tinha de encontrar a razão que me levou a começar no atletismo e que me faria continuar. Se ela estivesse cá, seria uma das pessoas mais felizes do planeta, porque sempre acreditou em mim, mesmo quando eu duvidei", disse o novo campeão olímpico.

há 2 horas 10:46

A performance que colocou a dupla do K2 500 na final

há 2 horas 10:37

Atletismo: estafetas 4x400m já têm finalistas

Nas senhoras, apuraram-se Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Jamaica, Bélgica, Holanda, Irlanda e Canadá. Horas depois da intensa final dos 400 metros barreiras, nem a norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone ou a holandesa Femke Bol foram chamadas à batalha. Devem ter sido preservadas para a final.

Quanto aos homens, Botswana, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Japão, França, Nigéria, Bélgica e Zâmbia avançam para a decisão. O Japão, com 2:59.48, bateu o seu recorde nacional. Nota para os Estados Unidos, que estrearam o jovem Quincy Wilson, de 16 anos, mas é provável que seja 'cortado' para a final, já que teve uma primeira estafeta para esquecer. E ainda para o Botswana, que teve Letsile Tebogo a voar na primeira estafeta, com 44.33 segundos, poucas horas depois de ter sido campeão olímpico dos 200 metros.

há 2 horas 10:22

Canoagem: João Ribeiro e Messias Baptista na final do K2 500

Dupla campeã do Mundo, João Ribeiro e Messias Baptista apuraram-se há pouco para a final do K2 500. O duo luso foi 3.º na segunda série, com 1:27.64, a 0.79 segundos dos vencedores, os australianos Jean van der Westhuyzen e Tom Green, que com 1:26.85 conseguiu quebrar o recorde olímpico da distância, que perdurava desde 2004 (1:27.04).

A final disputa-se pelas 12:30.

Apurados para a final
Espanha (Adrián del Río/Marcus Cooper Walz)
Austrália (Jean van der Westhuyzen/Thomas Green)
Alemanha (Max Rendschmidt/Tom Liebscher-Lucz)
PORTUGAL (João Ribeiro/Messias Baptista)
Alemanha (Jacob Schopf/Max Lemk)
Hungria (Bence Nádas/Sándor Tótka)
Rep. Checa (Jakub Špicar/Daniel Havel)
Estados Unidos (Jonas Ecker/Aaron Small)

há 2 horas 10:15

Natação: Kristof Rasovszky é o campeão de águas abertas

Pela manhã já tivemos um título entregue. Foi na natação de águas abertas, com o húngaro Kristof Rasovszky a conseguir melhorar a prata que havia conseguido há três anos em Tóquio. Rasovszky, campeão mundial já este ano, triunfou em 1:50:52, com apenas dois segundos de avanço para o alemão Oliver Klemet (1:50:54) e 17 para o terceiro, o seu compatriota David Betlehem (1:51:09).

há 3 horas 10:03

As finais do dia

Atletismo
18:30: 4x100m feminino
18:37: lançamento do peso feminino
18:47: 4x100m masculino
19:00: 400m feminino
19:13: triplo salto masculino
19:25: prova final do heptatlo
19:57: 10.000m feminino
20:45: 400m barreiras masculino

Boxe
20:30: 71kg masculino
20:47: 50kg feminino
21:34: 92kg masculino
21:51: 66kg feminino

Breaking
20:19: B-Girls final

Canoagem sprint
11:50: C-2 500m feminino
12:10: K-2 500m feminino
12:30: K-2 500m masculino
12:50: C-1 1000m masculino

Ciclismo de pista
17:00: sprint masculino
17:09: Madison feminino
18:38: sprint masculino (se necessário)

Escalada
09:15: Boulder & Lead masculino

Futebol
17:00: final masculina (França-Espanha)

Ginástica rítmica
13:30: All-around Individual

Halterofilismo
14:00: 89kg masculino
18:30: 71kg feminino

Hóquei em campo
19:00: final feminina (Holanda-China)

Luta
18:30: livre 57kg masculino
19:05: livre 86kg masculino
19:50: livre 57kg feminino

Saltos para a água
14:00: trampolim a 3m feminino

Ténis de mesa
14:00: torneio por equipas masculino (China-Suécia)

Taekwondo
19:19: -67kg feminino
19:35: -80kg masculino

Vela
11:13: kite masculino

Voleibol de praia
21:30: final feminina (Ana Patrícia/Duda-Melissa/Brandie)

há 3 horas 09:51

Tebogo 'destrói' Noah Lyles: «Não posso ser o rosto do atletismo. Não sou uma pessoa arrogante como ele»

Poucos minutos depois de se ter tornado no primeiro africano da história a vencer o título olímpico dos 200 metros, Letsile Tebogo deixou uma poderosa frase quando questionado sobre se sente que pode ser a próxima figura do atletismo mundial.

"Acho que não posso ser o rosto do atletismo porque não sou uma pessoa arrogante ou espalhafatosa como o Noah. Eu acredito que o Noah é o rosto do atletismo", atirou o atleta do Botswana, numa 'boca' tanto ao norte-americano Noah Lyles, 3.º na final de ontem, como também à própria World Athletics pela forma como 'vende' o produto Lyles em detrimento dos demais.

Ali ao lado, a reação do norte-americano Kenneth Bendarek é curiosa...

Letsile Tebogo was asked after winning the men's 200m final if he aspires to world records and being the face of track and field.

Here was his answer:

"I can't be the face of athletics because I'm not an arrogant or a loud person like Noah (Lyles)."#Paris2024 pic.twitter.com/HzafPb1kaM

— FloTrack (@FloTrack) August 8, 2024

há 3 horas 09:43

Se ainda não viu...

IÚRI LEITÃO GARANTE A MEDALHA DE PRATA
O ciclista português em estreia em Jogos torna-se vice-campeão Olímpico após uma prestação HISTÓRICA pic.twitter.com/D6L7uepfJ1

— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) August 8, 2024

há 3 horas 09:43

Eis o programa dos portugueses

10:10 - João Ribeiro/Messias Baptista (Canoagem - K2 500 metros -- meias-finais)
12:20 - João Ribeiro/Messias Baptista (Canoagem - K2 500 metros -- final B) c)
12:30 - João Ribeiro/Messias Baptista (Canoagem - K2 500 metros -- final A) a)
15:00 - Vanessa Marina (Breaking - round robin)
18:40 - Jéssica Inchude (Atletismo - lançamento do peso, final)
19:10 - Pedro Pichardo (Atletismo - triplo salto, final)
19:00 - Vanessa Marina (Breaking - quartos de final) a)
19:45 - Vanessa Marina (Breaking - meias-finais) a)
20:14 - Vanessa Marina (Breaking - batalha pelo bronze) a)
20:23 - Vanessa Marina (Breaking - final) a)

a) Caso se qualifique.
c) se necessário

há 3 horas 09:42

E já que falámos em jornada gloriosa...

Por que não recordar o que aconteceu ontem? Está tudo aqui.

há 3 horas 09:42

Vamos lá a mais um dia!

Bom dia! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento do antepenúltimo dia (mas já?!) dos Jogos Olímpicos Paris'2024. Uma jornada que promete emoções fortes para os portugueses, com canoagem, breaking e atletismo, depois de um dia glorioso com a prata de Iuri Leitão. Tudo para seguir, como sempre, por aqui.

Por Fábio Lima

Notícias Vídeos Diretos Fotos
Ler artigo completo