Dinamarquesa NKT fecha compra da Solidal

3 meses atrás 52

Consequentemente à aquisição, a SolidAl tornar-se-á uma parte integrante do grupo NKT. A transação é incondicional e o fecho é efetivo a partir de hoje. O valor do negócio não foi divulgado.

A SolidAl, empresa portuguesa de condutores eléctricos, foi adquirida pela empresa dinamarquesa NKT, uma das principais empresas de cabos elétricos do mundo, à Njord Partners.

O Jornal Económico tinha avançado que o fundo de private equity que tem desde 2019 a empresa de Esposende, mandatou o banco de investimento francês Lazard para vender os seus 87,5% na dona da Quintas & Quintas.

O valor do negócio não foi comunicado.

Como parte da aquisição, a NKT investirá 50 milhões de euros adicionais para expandir a capacidade de média e alta tensão nas instalações existentes. Prevê-se que a nova capacidade de produção esteja operacional em 2027.

Consequentemente à aquisição, a SolidAl tornar-se-á uma parte integrante do grupo NKT. A transação é incondicional e o fecho é efetivo a partir desta sexta-feira.

“Com esta aquisição, a SolidAl poderá responder de forma mais adequada e eficaz à crescente procura em toda a Europa. Como parte da aquisição, a NKT investirá em capacidade adicional nas atuais instalações em Esposende, Portugal”, segundo a empresa dinamarquesa.

A SolidAl – Condutores Eléctricos é um dos principais fabricantes portugueses de cabos elétricos e fornecedor de soluções integradas para o transporte e distribuição de energia, tem mais de 50 anos de experiência no fornecimento de cabos elétricos para projetos em mais de 40 países.

“A companhia acaba de ser adquirida pela NKT, uma das principais empresas de cabos elétricos do mundo. A empresa dinamarquesa foi fundada em 1891 e desenha, fabrica e instala soluções de cabos elétricos de baixa, média e alta tensão, permitindo a transmissão sustentável de energia a uma escala global”, lê-se no comunicado.

“A modernização da infraestrutura envelhecida da rede elétrica europeia e a ligação de um número crescente de projetos de energia renovável estão a impulsionar a procura crescente de cabos elétricos de média e alta tensão. Ao aumentar a capacidade e competência da NTK, a SolidAl fortalece ainda mais a nossa capacidade de servir os clientes com soluções abrangentes de rede de ponta a ponta. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à SolidAl na nossa organização e aumentar a nossa quota de mercado em toda a Europa,” refere citado no comunicado Carlos Fernandez, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Aplicações na NKT.

De acordo com a Agência Internacional da Energia (AIE), para atingir os objetivos nacionais em matéria de clima é necessário acrescentar ou renovar um total de mais de 80 milhões de quilómetros de redes elétricas até 2040, o equivalente a toda a rede mundial existente, e a União Europeia estima que a Europa necessitará de investir 584 mil milhões de euros para modernizar as suas redes elétricas nesta década.

“A aquisição da SolidAl pela NKT é uma prova da dedicação e do trabalho árduo da nossa equipa. A NKT é um líder mundial amplamente reconhecido no fabrico de cabos elétricos e acessórios, e eu não poderia pensar num proprietário melhor para apoiar a SolidAl na expansão do seu alcance comercial e das suas capacidades técnicas”, afirma no comunicado François Moufflet, CEO da SolidAl.

A SolidAl tem 430 colaboradores, uma capacidade de produção de 1 kV-225 kV; e 70 mil m2 de área de fábrica,

Ler artigo completo