Terá terminado o impasse que mantinha há dias em Portugal cerca de 300 toneladas (número que poderá ser superior) de doações de bens para o Rio Grande do Sul, no Brasil.
Os bens arrecadados pela organização SOS RS Brasil seguirão finalmente para o país depois de uma reunião decorrida esta terça-feira, dia 14 de maio.
Segundo esclarecimento publicado pela organização, e após uma reunião (a que pode assistir aqui) com a secretaria do Ministério de Portos e Aeroportos, o Ministério da Defesa, a empresária Fernanda Bernstein, e os representantes do grupo de voluntários, uma pequena parte das doações - bens mais urgentes como roupas quentes e cobertores - seguirão via aérea.
Os bens menos urgentes e de maior volume, por sua vez, seguirão via marítima, que será mais demorada - entre três a quatro meses.
200 toneladas de bens para o Brasil paradas há dias em Portugal. Entenda
Desde o dia 7 de maio que mais de 200 toneladas de doações estão paradas em Portugal. Organização começou por garantir avião que, afinal, nunca existiu. Força Aérea Brasileira diz que seria "contraproducente" regatar a ajuda. Já a Força Aérea Portuguesa diz não ter "dados que permitam confirmar esse transporte".
Marta Amorim | 16:35 - 14/05/2024
"A documentação para realização do embarque ainda está em fase de elaboração", pode ler-se no esclarecimento da SOS RS Portugal.
O Notícias ao Minuto contactou a assessoria de imprensa do Itamaraty (Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro), mas até ao momento não foi possível obter mais esclarecimentos.
Leia Também: 200 toneladas de bens para o Brasil paradas há dias em Portugal. Entenda