Dois pódios para Portugal no Open de Espanha de natação

3 meses atrás 81

FPNatação.pt

A portuguesa Mariana Cunha foi segunda classificada na final dos 100 mariposa e João Costa foi terceiro nos 100 costas, dois pódios para Portugal a abrir o Open de Espanha de natação, em Palma de Maiorca, Espanha.

No primeiro de cinco dias de competição em Palma, Mariana Cunha nadou a distância em 58,82 segundos, atrás apenas da espanhola Paula Sánchez, que fixou o recorde dos campeonatos em 58,48.

Nos 100 metros costas, João Costa foi terceiro na final, com 55,35 segundos, numa prova ganha por Hugo Oliveira, de Espanha, com recorde dos Nacionais deste país, com 52,71.

Na outra final com um português em ação, Francisco Quintas foi oitavo nos 50 bruços, em 28,73 segundos, que consagrou o espanhol Jesus Alonso (27,79).

De manhã, nas eliminatórias, Diogo Ribeiro (53,53 segundos) tinha sido sétimo nos 100 mariposa, mas foi penalizado pela regra de só passarem à final A os dois primeiros não espanhóis.

Ana Guedes (1.01,27) foi 11.ª nos 100 mariposa, ficando de fora da final A, enquanto Diogo Costa (58,49) acabou com o 40.º melhor tempo os 100 costas.

Francisca Martins perdeu pódio por quatro centésimos

A nadadora portuguesa Francisca Martins perdeu hoje por apenas quatro centésimos um lugar no pódio dos 800 metros livres dos Europeus, mas prometeu mais para as duas provas que ainda vai disputar.

Francisca Martins foi quarta classificada na final dos 800 metros livres, a quatro centésimos da medalha de bronze, depois de ter batido o seu recorde pessoal por mais de dois segundos, ao nadar em 8.34,35 minutos.

“Numa prova assim longa, custa muito. Mas sendo que não era a minha prova principal, estou mesmo muito contente com este resultado. Acho que, no final, na pista um, não consigo ver muito bem as minhas adversárias, mas acho que reagi muito bem, fiz a minha prova. Foi um resultado muito positivo naquela que nem a minha prova principal, nem a segunda”, referiu, à agência Lusa.

A jovem nadadora lusa, de 20 anos, vai ainda disputar os 400 metros livres, a sua prova de eleição, prometendo um bom resultado.

“Dá-me muito boas expectativas e aguardem, porque não vai ser a quatro centésimas que vou ficar do pódio”, assegurou.

Na quarta-feira, a nadadora do FOCA-Quinta da Lixa-CNF volta à piscina em Belgrado, para disputar as eliminatórias dos 200 metros livres.

“Os 200 são a minha segunda prova. Às vezes até fico confusa se os 200 ou os 400. Têm-me corrido as duas muito bem. Posso dizer que é também a minha prova principal. É tentar fazer o melhor tempo nas eliminatórias possível e depois dar tudo na meia-final para chegar à final numa boa pista e conseguir uma boa posição”, disse.

Ana Pinho Rodrigues com sabor agridoce após ‘meias’ dos 100 bruços
A nadadora portuguesa Ana Pinho Rodrigues assumiu hoje ter ficado com um sabor agridoce após as meias-finais dos 100 metros bruços dos Europeus, embora tenha tirado pontos positivos para as duas provas que ainda vai disputar.

Depois de ter nadado as eliminatórias em 1.09,15 minutos, Camila Rebelo terminou as meias-finais com 1.09,17, o 14.º tempo entre as 16 semifinalistas.

“Estou satisfeita, mas um pouco agridoce. Sinto que hoje estava um pouco melhor do que de manhã e acabou por sair o mesmo tempo. Falhei alguns pormenores na chegada, deslizei bastante. Pelo que vi agora, houve muitos 1.08 altos, acho que tinha conseguido subir uns lugares, mas é tudo uma aprendizagem”, referiu, à agência Lusa.

Ana Pinho Rodrigues vai agora preparar a participação nos 50 metros livres e nos 50 bruços, aquela que é a sua prova de eleição, para a qual considera estar rápida – na meia-final virou na primeira posição aos 50 metros.

“Sinto que estou rápida e tenho agora quase uma semana para trabalhar mais pormenores. No fim estou contente”, disse a portuguesa, que volta a nadar na sexta-feira.

Enquanto esperava para ser chamada para a sua prova, Ana Pinho Rodrigues viu a sua companheira de seleção Camila Rebelo sagrar-se campeã europeia dos 200 metros costas.

“Já estava na câmara de chamada e a Camila nos últimos metros começou a subir a subir e eu a dizer ‘ela vai ganhar, ela vai ganhar’, e ganhou. Estou muito feliz. Merece muito”, referiu.

Ler artigo completo