Domínio não evitou susto: em duelo de aflitos, águias respiram melhor

8 meses atrás 59

Residentes habituais na metade inferior da tabela, Benfica B e Belenenses entraram, na 16ª jornada da Liga Portugal SABSEG, com o objetivo de conquistar três pontos diante de um rival direto na luta pela manutenção. Este objetivo, que só podia ser cumprido por um, foi confirmado pelo Benfica, graças a uma vitória por 2-1.

A jogar em casa, as águias entraram a mandar. Foram 15 minutos de qualidade; fortes a pressionar e perigosos a atacar. A explorar bem o espaço nos corredores, Nuno Félix dispôs de uma das melhores ocasiões, ao atirar ao ferro na sequência de um bom envolvimento.

Para acalmar o ânimo encarnado, os azuis colocaram água na fervura, protegeram melhor as imediações da área e o assédio vermelho desceu de tom. De bola parada, num momento de algum equilíbrio, o Benfica chegou à vantagem; Félix, de pé direito, enviou a bola ao poste e as costas de Guilherme Oliveira trataram de fazer o resto e abrir o marcador.

Após o descanso, a turma do Restelo tentou ter mais bola, mas sem grande sucesso. O Benfica voltou a entrar bem e criativo. O golo, com alguma naturalidade, chegou perto da hora de jogo; Cauê amorteceu de cabeça, Gerson tentou desviar e Pedro Santos conseguiu, ao segundo, com um mergulho «à peixinho».

Sempre incapaz de refutar o rumo do encontro, o Belenenses só conseguiu reduzir nos descontos, graças a uma recarga oportuna de Ricardo Matos. 

Por isso mesmo, os encarnados deram um passo de gigante na tabela — do 15º para o 10º lugar. Do outro lado, os homens de Vasco Faísca continuam em zona proibida, no penúltimo posto.

Ler artigo completo