Dona do ‘Fortnite’ ganha à Google em tribunal

9 meses atrás 77

Os argumentos da Epic Games foram os mais convincentes para um júri da Califórnia, que avaliava um caso de alegadas práticas anticoncorrenciais da gigante tecnológica.

A editora de videojogos Epic Games, que criou o famoso “Fortnite”, ganhou esta terça-feira um processo judicial contra a Google num caso de alegadas práticas anticoncorrenciais. O júri do tribunal da Califórnia concluiu que a gigante tecnológica Google detém um monopólio ilegal na loja de aplicações móveis Google Play.

Os jurados apoiaram os argumentos da Epic Games em todas as acusações, nomeadamente de que a Google vincula ilegalmente a Play Store e o serviço de pagamentos, o que significa que os programadores se veem obrigados a utilizar ambos para que as apps das quais são responsáveis sejam incluídas na loja. As taxas cobradas atingem até 30%.

A fase final do julgamento começou ontem, depois de mais um mês de audiências. No entanto, o processo deverá arrastar-se, uma vez que a Google irá recorrer da decisão, segundo a imprensa norte-americana. Num comentário assinado por Wilson White, vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas da empresa, e enviado à “Verge”, é mencionado que o plano passa por “contestar o veredicto”.

“A Android e a Google Play oferecem mais opções e abertura do que qualquer outra plataforma móvel importante. O julgamento deixou claro que competimos ferozmente com a Apple e a sua App Store, bem como com lojas de aplicações em dispositivos Android e consolas de jogos. Continuaremos a defender o modelo de negócio Android e continuaremos profundamente comprometidos com nossos utilizadores, parceiros e com o ecossistema Android mais amplo”, lê-se.

Victory over Google! After 4 weeks of detailed court testimony, the California jury found against the Google Play monopoly on all counts. The Court’s work on remedies will start in January. Thanks for everyone’s support and faith! Free Fortnite! https://t.co/ITm4YBHCus

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) December 12, 2023
Ler artigo completo