É melhor atualizar o Android! Google Wallet vai deixar de funcionar nas versões mais antigas

5 meses atrás 1352

A Google tem somado serviços e novas funcionalidades ao Android e ao Wear OS, e a Google Wallet é uma destas. Esta carteira virtual permite guardar não apenas cartões de pagamento, mas também outros que podem ser úteis no dia a dia. Esta função essencial tem agora um limite aplicado e deixará em breve de ser suportado pelas versões mais antigas do Android.

Android Google Wallet Wear OS

Google Wallet deixará de funcionar em versões antigas

Tao como acontece com muitos dos serviços e apps da Google, existe um limite óbvio para a sua utilização em dispositivos móveis. Falamos das versões do Android que servem de base aos smartphones e que podem assim ter limitações que são aplicadas.

Isso acontece agora novamente, desta vez com a Google Wallet, que dentro de dias passará a deixar de poder ser usado em versões mais antigas do Android. Do que a Google revelou na sua página de suporte, esta mudança acontecerá já no dia 10 de junho.

A sua versão do Android não suporta a Carteira do Google. A 10 de junho de 2024, a Carteira do Google vai requerer o Android 9 ou superior no seu telemóvel e o Wear OS 2.x ou superior no seu smartwatch.

Mudança chegará já a 10 de junho de 2024

Da informação disponível na página de suporte, no dia 10 de junho de 2024, as versões mínimas suportadas vão ser alteradas. Nesse dia, a Google Wallet apenas poderá ser usa versão 9 ou posterior do Android, bem como na versão 2.X do Wear OS, dedicada aos smartwatches.

Segundo a Google, para ajudar a manter as funcionalidades da Carteira mais seguras, como as transações de pagamento sem contacto, é necessário de conseguir enviar atualizações de segurança para os smartphones. Neste contexto, a gigante das pesquisas recorda que as atualizações de segurança não estão disponíveis para versões do Android inferiores à 9.

Android e Wear OS são os visados neste caso

Assim, e para garantir a maior segurança possível neste seu serviço, resta apenas uma opção. Irá descontinuar o suporte para a Google Wallet e deixar os utilizadores desta versão do seu sistema operativo sem acesso a esta funcionalidade que se torna cada vez mais prática e útil para o dia a dia.

Como sempre acontece nestas situações, a solução para esta situação passa pela atualização para o Android 9 ou posterior, bem como para uma versão 2 do Wear OS. Caso o equipamento não o suporte, é recomendado que este seja substituído por um mais recente. Só assim a Google Wallet pode continuar a ser usada.

Ler artigo completo