"É possível que os impostos desçam, e que desçam para todos", defende IL

3 horas atrás 23

Rui Rocha apresentou esta manhã algumas das propostas que irá apresentar para o Orçamento do Estado de 2025, referindo que a redução do ISP é um deles e desafiando Pedro Nuno Santos a apoiar a Iniciativa Liberal nesta medida.

"Não pondo em causa a necessidade de transição energética, vivemos num pais com poucas e más soluções de transporte. Quando continuamos a ter uma percentagem alta do custo dos combustíveis no imposto temos que ser sensíveis ao facto de a vida estar cara", afirmou o líder da Iniciativa Liberal, referindo que o partido irá apresentar uma proposta para a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).

Seguiu-se um desafio ao secretário-geral do PS para que apoio o partido, ao contrário do que tem sido feito.

"Aqui há uns dias, Pedro Nuno Santos estava muito preocupado com os combustíveis. Se está, tem mesmo boa solução: no orçamento vota a favor da proposta da Iniciativa Liberal, ao contrário do que o PS tem feito em orçamentos anteriores", atirou.

Em seguida, e referindo-se à proposta do IRS Jovem, Rui Rocha defendeu que "é possível que os impostos desçam, e que desçam para todos", motivo pelo qual vai voltar a apresentar uma proposta de IRS baseada em duas taxas, uma de 15% e outra de 28%, criticando a medida do governo, que segundo o próprio, está a tributar pela idade, em vez de pelos rendimentos.

[Notícia em atualização]

Ler artigo completo