Empowered Startups e Universidade de Coimbra assinam protocolo para atrair investimento estrangeiro

9 meses atrás 82

A cerimónia contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, Francesco Berrettini, diretor de Parcerias e Projetos da Empowered Startups em Portugal, o reitor Amílcar Falcão e João Gabriel Silva, presidente da direção do Instituto Pedro Nunes.

A consultora canadiana Empowered Startups, que tem escritório em Évora, e a Universidade de Coimbra (UC) assinaram esta terça-feira um memorando de entendimento para atração de investimento direto estrangeiro e de novos projetos de investigação científica para Portugal.

A cerimónia contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que está nesta fotografia ao lado de Francesco Berrettini, diretor de Parcerias e Projetos da Empowered Startups em Portugal, Amílcar Falcão, reitor da UC, e João Gabriel Silva, presidente da direção do Instituto Pedro Nunes.

“Conhecemos a história e a qualidade do trabalho desenvolvido nesta instituição, e sabemos que esta será uma parceria muito importante para os empreendedores com quem trabalhamos. Daqui para a frente, vamos ajudar a atrair investimento e pessoas qualificadas, para que daí possam nascer novas empresas com potencial global”, comentou o presidente da Empowered Startups, Christopher Lennon.

“É mais um contributo para cumprirmos da melhor forma um dos pilares da missão da Universidade de Coimbra: a transferência de conhecimento para a sociedade”, crê o reitor da UC. “Somos uma universidade de referência, com elevado número de patentes e muitos projetos capazes de criar valor. E acredito que esta parceria pode trazer frutos bastante positivos para todas as partes”, garante Amílcar Falcão, em comunicado divulgado esta tarde à imprensa.

No início do ano passado, a Empowered Startups entregou ao Governo uma Carta de Compromisso onde prometeu atrair para Portugal 250 empreendedores e dez milhões de euros de investimento direto estrangeiro. Em menos de um ano, a empresa atraiu 60 empreendedores e mais de três milhões de euros de investimento para universidades e institutos politécnicos portugueses.

Através desta parceria, a UC entra na rede de universidades e politécnicos com ligações à Empowered Startups em Portugal, onde a multinacional com sede em Vancouver está presente desde 2019.

Ler artigo completo