Energia. Algarve conta com 24,8 milhões para reduzir consumo e piscinas servem de modelo

4 meses atrás 87

Os fundos europeus contribuem para este valor, com o projeto das Piscinas Municipais de Silves a ser dado como exemplo. O consumo de energia baixou 42% naquelas instalações.

O programa Algarve 2030 tem uma dotação de 24,8 milhões de euros com o objetivo de contribuir para redução dos gastos energéticos, a par da redução das emissões de gases com efeito de estufa, em prol da transição energética.

Numa nota enviada às redações, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve sublinha a importância dos fundos europeus na promoção da eficiência energética. O propósito passa por “financiar projetos e iniciativas que visam melhorar a eficiência energética em edifícios”, mais precisamente na Administração Pública Local e nas CCDR.

Os responsáveis assinalam como exemplar o projeto de eficiência energética das Piscinas Municipais de Silves, em que foi possível registar uma poupança de 42% no que diz respeito à energia dispendida. Está associado um investimento de 340.905 euros, dos quais mais de 272 mil euros provenientes dos fundos europeus destinados à região algarvia, no âmbito do CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve).

A implementação das medidas decorre de uma iniciativa do Município de Silves em parceria com a AREAL.

Ler artigo completo