​Equador. Apagão afeta todo o país

3 semanas atrás 36

20 jun, 2024 - 00:18 • Ricardo Vieira, com Reuters

Cerca de 18 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Autoridades estão a trabalhar para tentar resolver o problema, adianta o ministro das Obras Públicas.

O Equador sofreu esta quarta-feira uma falha generalizada de eletricidade que está a afetar todo o país, avança o Governo.

Cerca de 18 milhões de pessoas ficaram às escuras e as autoridades estão a trabalhar para tentar resolver o problema, adianta o ministro das Obras Públicas.

“Há uma falha na linha de transmissão que causou uma desconexão em cascata, por isso não há eletricidade à escala nacional”, disse nas redes sociais Roberto Luque, que também é o responsável pela pasta da Energia.

O “apagão” provocou constrangimentos em todo o país. O Metropolitano da capital Quito deixou de funcionar e passageiros tiveram que ser retirados das carruagens.

Em abril deste ano, o Presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou o estado de emergência energética e anunciou um plano de cortes no abastecimento elétrico.

O país da América do Sul enfrenta uma seca severa que está a afetar a capacidade das barragens gerarem energia.

Comentários

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+

Ler artigo completo