Ercros vê lucros afundarem 92% no primeiro semestre

2 meses atrás 54

A empresa espanhola que está na mira da portuguesa Bondalti terminou o primeiro semestre com uma quebra de 92% face ao semestre anterior no resultado líquido, ficando nos 1,4 milhões de euros.

A empresa de químicos espanhola, Ercros, que despertou o interesse da portuguesa Bondalti e da italiana Esseco, terminou o primeiro semestre do ano com uma quebra de 92% face ao semestre anterior no resultado líquido, ficando nos 1,4 milhões de euros.

As vendas da Ercros também apresentaram um decréscimo, de 17%, passando de 419,52 milhões para 348 milhões de euros. Esta diminuição foi impulsionada pela fraca procura no sector químico na Europa e pela descida de preços dos produtos.

Segundo os resultados apresentados esta terça-feira pela empresa, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) desceu 53% para 21,35 milhões de euros.

As vendas dos produtos derivados de cloro caíram 23,2%, para 210,768 milhões de euros, já na divisão de química as vendas desceram 4,8%, para 103,961 milhões de euros e a divisão de farmácia diminuíram 7,9%, para 33,267 milhões de euros.

A descida dos resultados acontece numa altura em que a empresa espanhola está a ser alvo de duas ofertas públicas. Uma da portuguesa Bondalti, anunciada em março, e que oferece 3,6 euros por ação, e outra da italiana Esseco, lançada em junho, e que oferece 3,84 euros por ação.

Apesar do interesse pela empresa 150 acionistas da Ercros, o que representa 27% da empresa, já se demonstraram contra as duas OPAs, por considerarem as ofertas demasiado baixas.

Ler artigo completo