Escalada no conflito do Mar Vermelho pode aumentar a inflação global em 2%

7 meses atrás 69

Segundo Ryan Petersen, da Flexport, o conflito no mar vermelho “pode aumentar a inflação em 2%” à escala global.

O CEO da empresa de gestão da cadeia de abastecimento Flexport, Ryan Petersen, garantiu, ao El Economista, que uma interrupção de um ano do comércio no Mar Vermelho devido a uma escalada ao grau máximo do conflito, ou seja, se nenhum navio passasse pela área, “pode aumentar a inflação em 2%” à escala global.

À violência no Canal de Suez devemos acrescentar a seca no Canal do Panamá. Isto é o que Petersen chamou de “golpe duplo”. A passagem através de um corredor comercial crucial como o Canal do Panamá é restrita devido aos baixos níveis de água causados ​​pela seca devido à falta de chuva.

O  vice-diretor-geral da Mapfre Economics, Gonzalo de Cadenas Santiago, alerta também para possíveis “cenários de stress” onde exista um suposto “choque de oferta prolongado” causado por uma amplificação dos riscos geopolíticos “que se materializa numa inflação mais elevada”.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou na sua análise de janeiro que a inflação vai “moderar a sua taxa de crescimento” para 5,8% a nível mundial, enquanto as perspectivas são mais otimistas entre os países desenvolvidos. Na verdade, o FMI prevê que tanto a inflação geral como a subjacente diminuirá em 80% dos países.

Ler artigo completo