Espanha ordena suspensão da atividade da Worldcoin

6 meses atrás 68

O regulador espanhol para a proteção de dados (AEPD, na sigla em castelhano) ordenou à Worldcoin que cesse imediatamente a sua atividade de recolha de dados biométricos, através da captação de uma fotografia da íris e transformação num código encriptado, e que pare de utilizar os dados que já foram recolhidos, avança o Financial Times (FT).

O regulador deve anunciar publicamente esta "medida preventiva" já esta quarta-feira e deu à Worldcoin 72 horas para demonstrar que está a cumprir esta ordem, de acordo com um email da AEPD, a que o FT teve acesso.

No final do ano passado, a AEDP já tinha manifestado preocupação com a possibilidade de os menores poderem usar, ainda que contra as regras da fundação.

A Worldcoin é juridicamente uma fundação e está presente em três países da Europa: Alemanha, Espanha e Portugal. Por cá, a fundação criada pelos pelos cofundadores da OpenAI Sam Altman, Alex Blania e Max Novendstern já conta com 300 mil inscritos (o equivalente a cerca de 3% da população nacional).

A fundação é auxiliada pela Tools for Humanity, a empresa que trata de toda a parte operacional deste projeto.

Notícia em atualização

Ler artigo completo