Espanha vai eliminar IVA do azeite a partir de julho

3 meses atrás 79

Eliminação do IVA no azeite deve ser temporária. O executivo espanhol pretende colocar azeite na lista de bens essenciais com uma taxa de IVA de 4%.

Espanha vai colocar o IVA do azeite nos 0%, adianta o “El País“. A intenção é que a eliminação da taxa seja temporária, contudo, existe a intenção do parte do Executivo espanhol em colocar o azeite no grupo de bens essenciais, como acontece, por exemplo com o pão, sobre o qual incide uma taxa de IVA de 4%, embora atualmente beneficie da taxa de 0%, como forma de combate à inflação.

O azeite já tinha tido uma descida do IVA, em 2023, tendo passado de 10% para 5%, uma forma do governo espanhola combater a subida da inflação. Esta medida foi aplicada a outro tipo de produtos como o pão, leite, fruta, vegetais, à qual se junta a descida de impostos sobre a energia.

O “El País” calcula que a descida efetuada no IVA, nos mais variados produtos, desde janeiro de 2023, tenha tido um impacto de 1,7 mil milhões de euros para o Executivo de Pedro Sánchez, quando a estimativa era de cerca de 834 milhões de euros. Ora, 100 milhões de euros foram devido à descida do IVA para os 5% e 734 milhões de euros para os produtos essenciais que beneficiaram da eliminação do IVA.

Estima-se que a descida do IVA em vários produtos deve ter um prolongamento de seis meses a contar de 1 de julho.

Ler artigo completo