Esqueçam a Honda do passado. O futuro da marca vai ser assim

9 meses atrás 138

A Honda deu um passo atrás para dar dois à frente em relação ao seu futuro elétrico, antecipado por dois novos protótipos.

Usando o CES de Las Vegas como o palco de tão importante momento, a Honda anunciou a decisão de que vai dar um novo início rumo à mobilidade do futuro.

Para ilustrar a sua nova visão, o construtor japonês revelou dois novos protótipos sob a designação Honda 0 Series, justamente para mostrar que o seu objetivo é mesmo começar do 0 (zero).

Com um visual muito futurista, tanto o Saloon como o Space-Hub, representam duas visões da marca para um «amanhã» que já não está assim tão longe.

2 imagens

No calendário da Honda, esta nova família de modelos elétricos deverá chegar ao mercado em 2026. Primeiro na América do Norte, depois no Japão e na Ásia, com o mercado europeu logo de seguida. Numa fase seguinte está África, o Médio-Oriente e a América do Sul.

Uma nova abordagem

Por detrás destes novos modelos está uma nova abordagem que se quer afastar da que tem sido usada para outros automóveis elétricos. Ou seja, o peso excessivo devido, sobretudo, à presença de baterias que são cada vez maiores; e também o aumento de tamanho para conseguir acomodar todos os componentes necessários.

Não admira que a nova abordagem ao desenvolvimento dos futuros elétricos da Honda seja descrita como “Thin, Light and Wise”, ou seja, “Estreita, Leve e Inteligente”.

Estreita, com o objetivo de explorar o potencial do design e criar uma plataforma de altura mais reduzida que permita baixar a altura total da carroçaria. Leve, tal como no início da sua história como construtor de automóveis, sempre acreditando que o peso reduzido permitirá sempre uma condução mais desportiva — e uma maior eficiência energética. Inteligente, tendo em conta a utilização de um novo tipo de software e novas tecnologias, totalmente direcionadas a soluções de mobilidade.

Honda Saloon

Este será o «porta-estandarte» da nova era de automóveis elétricos da Honda. A abordagem “Thin Light and Wise” traduz-se numa carroçaria de altura mais reduzida e aerodinâmica, mas também com um desenho que pretende mostrar um lado mais desportivo, apesar da silhueta monovolume.

2 imagens

A bordo, foi dada atenção à posição de condução, uma vez que a experiência ao volante ainda se mantém como uma das prioridades, ainda que o Saloon inclua funções de condução autónoma.

Além disso, a Honda refere que o habitáculo terá mais espaço disponível do que a imagem exterior deixa antever, além de uma interface de utilizador avançada e com uma utilização, segundo a marca, simples e intuitiva.

Honda Space-Hub

O segundo protótipo da Honda apresentado no CES 2024 é o Space-Hub, mais semelhante a uma «sala móvel», com muito espaço disponível e versatilidade para se adaptar a todas as necessidades.

2 imagens

Assume os contornos de um MPV, com alguns genes de SUV, mas ao contrário do Saloon, o Space-Hub não foi confirmado para chegar à linha de produção.

Não foram anunciadas especificações para nenhum dos modelos, mas a Honda colocou um foco particular no desagravar de duas questões que afetam os elétricos de hoje: tempos de carregamento e degradação da bateria.

Quando os 0 Series chegarem ao mercado, a marca promete tempos de carregamento de 10-15 minutos para ir dos 15% aos 80% do estado de carga da bateria; e aponta para uma degradação da bateria inferior a 10% após 10 anos de utilização.

Além disto, a Honda refere a introdução de novas tecnologias como steer-by-wire, ou seja, direção eletrónica, sem haver qualquer ligação física entre o volante e o eixo direcional — como foi visto, recentemente, na Tesla Cybertruck.

Novo começo, novo slogan e novo logótipo

Além dos protótipos, a Honda mostrou um novo logótipo com um “H” mais estilizado, e que será estreado por esta nova família de automóveis elétricos que chegará ao mercado em 2026.

2 imagens

A ligação à marca de Soichiro Honda está perfeitamente definida, mas o seu visual — que não era alterado desde 1981 — está agora mais de acordo com o desenho futurista destes novos modelos.

Além deste novo logótipo, também o slogan da Honda sofre algumas alterações. O “The Power of Dreams” mantém-se, uma vez que a marca continua a afirmar que será sempre movida pelos sonhos.

No entanto, é agora adicionado o “How we move you”, com o objetivo de mostrar que este recomeço do «zero» tem a missão de criar novas experiências de mobilidade para os seus clientes, de uma forma apaixonada e criativa, como refere.

O futuro elétrico da Honda tem metas muito bem definidas. Está previsto alcançar os 100% de vendas de veículos elétricos e alimentados por pilha de combustível a hidrogénio a nível mundial até 2040.

Dez anos mais tarde, em 2050, está a meta final e a mais ambicionada por diversos construtores: a de alcançar a neutralidade carbónica em todos os seus produtos e atividades.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Honda Motor Company deu início à produção de automóveis?
Ler artigo completo