Estas modas nos carros modernos são irritantes e têm de acabar

2 dias atrás 31

Nem todas as soluções e funcionalidades inovadoras dos carros modernos são úteis. Algumas são irritantes e totalmente desnecessárias.

Os automóveis evoluíram muito nos últimos anos e se os compararmos com modelos equivalentes mais antigos, regra geral são melhores em tudo. Mas será que o progresso é sempre bem-vindo?

Isto porque apesar de toda a evolução, os automóveis modernos também contam com tecnologias e funcionalidades que pouco ou nada nos ajudam. E muitas delas são mesmo irritantes e acabam invariavelmente por afetar negativamente a nossa experiência ao volante.

Foi sobre isso que falámos na mais recente edição do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt, que contou com o Diogo Teixeira, o Guilherme Costa e o Miguel Dias na mesa. Deixem o vosso comentário:

Foram muitos os exemplos que trouxemos para cima da mesa, desde os puxadores de porta embutidos, que muitas vezes não funcionam como deviam, até aos escapes falsos, passando pelos elétricos com «ronco» de motor de combustão e pelos painéis de instrumentos 100% digitais.

A somar a isso, não nos esquecemos de equipamentos «modernos» como os retrovisores virtuais, os sistemas de infotainment controlo por gestos e até alguns assistentes à condução.

Audi Q8 Sportback e-tron© Miguel Dias / Razão Automóvel — editado por Thomas V. Esveld

Muitas destas soluções já deixaram de ser novidade e estão presentes em todo o tipo de modelos e segmentos, até porque nos últimos anos temos assistido a uma democratização da tecnologias.

A NÃO PERDER: Estas três tecnologias vão revolucionar o automóvel

Mas será que todas estas funcionalidades são realmente necessárias? Ou tratam-se apenas de modas passageiras que precisam urgentemente de acabar? Queremos saber a vossa opinião.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

E nunca é demais lembrar que se tiverem sugestões de temas que queiram ver no Auto Rádio podem sempre enviá-las para [email protected].

Ler artigo completo